Terminal Público de Álcool do Porto de Paranaguá está apto a operar

Publicado em 26/12/2013 16:34

Após seis anos de sua inauguração, o Terminal Público de Álcool do Porto de Paranaguá está apto a operar cargas. O último documento pendente para o início das operações era o alfandegamento, que foi emitido pela Receita Federal esta semana. Desde 2011, a atual diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), tem trabalhado para adequar a instalação às exigências legais. As duas últimas pendências para o início das atividades eram o alfandegamento e a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), ambas já obtidas. 

“O terminal foi inaugurado sem condições de operar, passou por adequações e, mesmo assim, sofreu um vazamento numa das primeiras tentativas de entrar em funcionamento. A determinação do governador Beto Richa foi de que deveríamos tornar o terminal operante, até porque ele foi construído com dinheiro público e precisava honrar este investimento. E foi isso que fizemos”, afirma o superintendente dos portos, Luiz Henrique Dividino. 

Inaugurado em 2007, o terminal sofreu um vazamento em 2009 e desde então permaneceu em inatividade. Foram gastos R$ 13,7 milhões para a construção da estrutura, que conta com sete tanques com capacidade estática de 35 mil metros cúbicos de álcool. A capacidade de embarque é de 15 mil toneladas por dia e o terminal está apto para embarcar qualquer tipo de álcool, desde carburantes até os usados nas indústrias de bebidas e farmacêutica. 

Atualmente apenas um operador portuário está habilitado para operar no terminal: a Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), que tem como associadas 28 unidades produtoras de álcool das 30 situadas no Estado do Paraná. Outros terminais estão em processo de habilitação que, além de atender às exigências da Appa, precisam estar habilitadas também junto à ANP. 

“Trata-se de um terminal público e qualquer empresa devidamente habilitada pode utilizar as instalações”, explica Dividino. De janeiro a novembro deste ano, o Porto de Paranaguá exportou 257 mil toneladas de álcool. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência de Notícias do Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário