Porto de Paranaguá investe R$ 15 mi em nova tecnologia para inspeção de cargas

Publicado em 08/01/2014 07:43

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) acaba de contratar empresa que vai fornecer e operar o sistema de inspeção de cargas e de contêineres por meio de escâner. Inserido no Programa de Investimentos em Tecnologia, o investimento, no valor de R$ 15,7 milhões, traz maior controle e agiliza desembaraço e liberação das cargas que entram e saem do Porto de Paranaguá. 

Os serviços de operação, manutenção e locação desses equipamentos, como grandes escâneres, serão prestados pela empresa VMI Sistemas de Segurança LTDA, ganhadora da licitação. 

“Com o início das operações deste sistema no Porto de Paranaguá, integraremos a segurança das nossas fronteiras, como já fazemos nas fronteiras secas do oeste do Paraná”, avalia o governador Beto Richa. 

No contrato estão incluídas a infraestrutura e a instalação física, infraestrutura elétrica e lógica, ala de operação do sistema por pessoas habilitadas ao manuseio de sistemas desta natureza. O serviço foi contrato, em princípio, por 60 meses, podendo ser prorrogado. 

“Estes sistemas vão trazer agilidade no desembaraço e liberação das cargas. Será escaneado um contêiner por vez e as imagens, em tempo real, serão disponibilizadas aos técnicos da Receita e da Polícia Federal”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. 

O prazo para a implantação do novo sistema se divide em dois: 60 dias para o Projeto Executivo de Obras Civis e Rede Lógica do sistema e 240 dias para a instalação, testes e treinamentos dos funcionários da Receita Federal e da Appa. 

Todos os equipamentos e serviços serão executados de acordo com as especificações técnicas estabelecidas pela Receita Federal (Portaria nº 3.518 de 30 de setembro de 2011).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Est. de Notícias do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário