Caminhoneiros bloqueiam importante rota de escoamento de soja em MT

Publicado em 16/01/2017 15:35

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - Caminhoneiros têm bloqueado nesta segunda-feira as duas faixas da BR-163 no município de Nova Mutum, em Mato Grosso, na direção Cuiabá, interrompendo uma artéria vital para o escoamento da nova safra de soja do Estado, informou nesta segunda-feira a concessionária Rota do Oeste.

"Os manifestantes bloqueiam a passagem de veículos de carga e permitem a passagem de ambulâncias, veículos de passeio, veículos com cargas perecíveis e carretas-tanque. Não há registro de congestionamento nos pontos", disse a concessionária.

É o quarto dia consecutivo de manifestações de caminhoneiros, que reclamam dos baixos preços pagos pelos fretes.

Segundo a Rota do Oeste, continuam outros bloqueios iniciados mais cedo. A BR-163, na saída de Rondonópolis para Mato Grosso do Sul, está bloqueada em uma faixa de cada sentido da pista duplicada.

Na BR-364, saída de Rondonópolis para Cuiabá, foi bloqueada uma faixa da pista duplicada em três pontos diferentes.

A manifestação ocorre no momento de aceleração da colheita e do escoamento de uma safra recorde de soja no Estado.

"O impacto é total. Cada dia que atrasa aqui (em Nova Mutum), são 10 a 15 mil toneladas que não saem", disse o executivo comercial de uma trading multinacional que atua na região.

A BR-163 é a principal rota de transporte da produção de grãos de Mato Grosso. No sentido sul, ela é o principal caminho rumo aos portos de Santos e Paranaguá, por exemplo. No sentido norte, no qual ainda não há registro de bloqueios, a rodovia dá acesso aos portos da bacia amazônica, como os novos terminais de transbordo no distrito de Miritituba, no Pará.

Mato Grosso está começando a colher uma safra recorde de cerca de 30 milhões de toneladas de soja e os trabalhos no campo deverão ganhar bastante intensidade até o fim de janeiro.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário