Armazenagem pode garantir aumento no valor da comercialização de grãos

Publicado em 02/08/2017 15:48
Produtores podem se beneficiar com a estratégia de armazenar a colheita e aguardar um momento mais propício no mercado

A falta de estrutura e baixa capacidade de armazenagem de grãos exerce grande influência no setor agrícola brasileiro, que é compelido a acelerar seus processos de comercialização, prejudicando os produtores que poderiam optar por guardar a colheita para a venda em um período mais favorável. Pesquisas realizadas pelo ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, indicam que a armazenagem pode ampliar consideravelmente os valores obtidos na comercialização da produção.

Segundo o pesquisador Fernando Rocha, “o Brasil vem registrando importante crescimento na produção de grãos nos últimos anos, e a armazenagem pode ser utilizada como estratégia para o aumento da receita por produtores e exportadores”. Os dados do SIARMA – Sistema de Informações de Armazenagem, projeto desenvolvido pelo ESALQ-LOG, consolidam as principais informações a respeito da armazenagem no Brasil. Em uma análise histórica, no período entre 2007 e 2016, nota-se que a armazenagem trouxe benefícios aos exportadores em 70% dos anos analisados. Uma versão dos estudos realizados pelo Grupo, dentro do Projeto SIARMA está disponível no site do ESALQ-LOG.

 

De acordo com Rocha, no ano de 2016 os produtores que colheram a soja no mês de fevereiro, tiveram como melhor período para a comercialização dos grãos o mês de junho, em que foi observado um aumento de até R$ 280,00 por tonelada na receita dos produtores, comparado ao cenário de venda da produção no mês da colheita. “Ainda na mesma análise, considerando a localidade de Sorriso (MT), o custo da armazenagem corresponde a 3% do preço da soja no mercado internacional e para fins comparativos, o transporte rodoviário corresponde a aproximadamente 19% do preço da soja”, explica o pesquisador.

Rocha ainda ressalta que, no caso da soja, o benefício da armazenagem é mais evidente para produtores que colhem nos meses de fevereiro e março. Em linhas gerais, para os grãos colhidos no mês de janeiro, a utilização da armazenagem é mais arriscada, dado o histórico de oscilação de preços no mercado internacional.

Outro fator que deve ser considerado nesse sentido é a necessidade de investimento em capacidade estática para o armazenamento da produção. “Existe uma demanda reprimida por espaço nos armazéns brasileiros, o que abre oportunidades para novos players entrarem nesse mercado ofertando o serviço de armazenagem”.

O aumento da capacidade de armazenagem geraria uma série de melhorias, principalmente nos valores de fretes. Como o país tem um grande déficit nesse sentido, os produtores sentem a necessidade imediata de movimentar os grãos, o que aumenta a demanda por serviços de transporte, e consequentemente, o aumento nos patamares de fretes.

O milho safrinha também influencia, pois, a colheita que será realizada nos próximos meses demanda grande quantidade de caminhões nas fazendas. “Esses caminhões que eram direcionados para as zonas portuárias e para o abastecimento do mercado interno acabam indo para a fazenda para fazer a movimentação primária até os armazéns”, explica Samuel Neto, economista e pesquisador do ESALQ-LOG. Segundo Neto, depois do período de colheita, o frete tende a começar a recuar, mas devido ao grande volume de milho e soja que ainda tem para ser exportado, esse recuo não vai ser tão significativo até dezembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ESALQ-LOG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário