Com chuva, trânsito entre a BR-163 e BR-230 segue intenso, com muita movimentação e carretas paradas

Desde a semana passada uma fila de mais de 10 mil caminhões se formou na proximidade de uma estação de transbordo no Rio Tapajós. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o secretário de Agricultura de Itaituba (PA), Emanoel do Livramento Pires Júnior, afirmou que após dias de paralisação, uma ação da Polícia Militar ajudou a reastebelecer o fluxo, reconhecendo ainda que o fluxo seguia muito intenso na rodovia.
Em relação ao volume expressivo de chuva, a tendência é de instabilidade nesta terça-feira e também nos próximos dias. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas avançam com intensidade para a região e os acumulados podem ultrapassar os 40mm.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Fernando Pauli de Bastiani - Pesquisador da Esalq-LOG, comenta que parte do problema com o tráfego na região foi minimizado nos últimos dois anos, o que já seria uma resposta das obras de pavimentação da BR-163.
"Isso até reflete negativamente nos valores de frete. Então para esse corredor específico, se a gente compara o valor do frete pré e pós pavimentação, a gente vê ganhos quase de 30% com custo do frete. De certa forma a gente teve esses problemas bastante minimizados nos últimos períodos, e a gente acredita que não deve ser um grande problema pra essa safra", afirma.
*Com informações de Jhonatas Simião e Letícia Guimarães
Veja a entrevista completa aqui: Fretes já estão de 15% a 20% mais caros do que há um ano com avanço da colheita no Brasil
>> BR-163 e BR-230: Fluxo de caminhões é restabelecido para estação de transbordo no Tapajós, mas trânsito segue intenso
>>> Abiove não vê impacto nas exportações, apesar de trânsito intenso em via transportuária no Pará
0 comentário
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo