Trânsito volta a travar no acesso ao Porto de Miritituba, no Pará; veja fotos e vídeos

Publicado em 18/02/2021 12:00 e atualizado em 18/02/2021 13:25
Nova força-tarefa da Polícia Militar de Itaituba (PA) e da Polícia Rodoviária Federal precisou ser convocada para liberar fluxo de caminhões

Trânsito nesta quinta-feira (18) na via transportuária, proximidade das BRs 163 e 230 - Foto: Norato Vidal
Trânsito nesta quinta-feira (18) na via transportuária, proximidade das BRs 163 e 230 - Foto: Norato Vidal

LOGO nalogo

O acesso aos terminais no Porto de Miritituba, em Itaituba (PA), voltou a travar com chuvas na noite de quarta-feira (17) e início desta quinta-feira (18), segundo fontes de transportadoras ouvidas pelo Notícias Agrícolas. A fila de milhares de caminhões ocorre desde o início da semana passada em pleno escoamento da safra de grãos.

No início da semana, o secretário de Agricultura de Itaituba (PA), Emanoel do Livramento Pires Júnior, disse que uma fila de mais de 10 mil caminhões chegou a se formar no local.

Uma nova força-tarefa da Polícia Militar, acionada pela Prefeitura de Itaituba, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está sendo realizada neste momento. "Os caminhões chegaram a formar até três filas na via, o que acabou travando o fluxo, então estamos trabalhando para que tudo seja liberado", disse o sargento da PM municipal, P. Matos.

"Estamos sendo chamados a todo o momento para auxiliar no fluxo", destacou Matos, que apontou que neste final de manhã não chove na região, o que deve facilitar o trajeto de caminhões.

Trânsito de caminhões no acesso ao Porto de Miritituba - Foto: Reprodução/Redes sociais Trânsito de caminhões no acesso ao Porto de Miritituba - Foto: Reprodução/Redes sociais Trânsito de caminhões no acesso ao Porto de Miritituba - Foto: Reprodução/Redes sociais Trânsito nesta quinta-feira (18) na via transportuária, proximidade das BRs 163 e 230 - Foto: Norato Vidal Trânsito nesta quinta-feira (18) na via transportuária, proximidade das BRs 163 e 230 - Foto: Norato Vidal
Trânsito de caminhões no acesso ao Porto de Miritituba - Fotos: Reprodução/Redes sociais​ e Norato Vidal

O sargento envolvido na operação estima que cerca de mil caminhões estavam parados nesta manhã de quinta na via de terra que dá acesso aos terminais do Porto de Miritituba. Uma fonte de transportadora ouvida em condição de anonimato pelo Notícias Agrícolas disse que a fila chegou a ter 2,5 mil caminhões entre ontem e esta manhã de quinta-feira, com cerca de 35 km.

Apesar dos problemas no fluxo dos caminhões nas vias e nos pátios, os caminhões que conseguem acessar os terminais conseguem descarregar e as exportações ocorrem normalmente. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) também disse no início da semana que as exportações estavam normais.

"Não vai ter impacto. Mas é claro que isso gera problemas, principalmente para os envolvidos, caminhoneiros, transportadoras e comunidade local", disse o presidente-executivo da Abiove, André Nassar.

Veja mais:
» Abiove não vê impacto nas exportações, apesar de trânsito intenso em via transportuária no Pará

O escoamento de grãos pelo Porto de Miritituba se dá através de uma via de terra, até ela, os caminhões chegam pelas BRs 163 e 230 (também conhecida como Transamazônica). "A questão só terá uma solução definitiva com a concessão da BR-163, já que os acessos aos terminais também serão abrangidos", explicou Nassar ao Notícias Agrícolas.


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário