Elevação parcial de navio encalhado aumenta esperança de reabertura do Canal de Suez

Um gigantesco navio porta-contêiner encalhado que bloqueia há quase uma semana o Canal de Suez, no Egito, foi parcialmente elevado, disse a Autoridade do Canal de Suez (SCA) nesta segunda-feira, o que gera esperanças de que o canal possa ser reaberto em breve para uma grande quantidade de navios que estão à espera.
Com 400 metros de comprimento, o Ever Given ficou encalhado diagonalmente em um setor do sul do canal devido a ventos fortes na manhã da última terça-feira, interrompendo o tráfego na mais curta rota de navegação entre a Europa e a Ásia.
Depois de dragagens e escavações adicionais durante o final de semana, agentes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage trabalhavam para liberar o navio usando rebocadores nas primeiras horas desta segunda-feira, disseram duas fontes marítimas e comerciais.
A SCA disse que o Ever Given foi praticamente endireitado ao longo da margem leste do canal e que operações de reboque adicionais serão retomadas assim que a maré subir ainda nesta segunda-feira.
O tráfego marítimo pelo canal recomeçará assim que o navio for direcionado para a área dos lagos – um setor mais amplo do canal, acrescentou a entidade.
Ao menos 360 embarcações estavam esperando para atravessar o canal, incluindo dezenas de navios-contêiner, graneleiros, navios-tanque e unidades de gás natural liquefeito (LNG) e gás de petróleo liquefeito (LPG), disse o presidente da SCA, Osama Rabie.
A SCA disse que pode acelerar comboios pelo canal assim que o Ever Given for liberado.
"Não desperdiçaremos um segundo", disse o chefe da SCA.
Rabie disse que podem ser necessários de dois dias e meio a três dias para liberar o acúmulo de navios gerado pelo encalhe, mas o grupo do setor de transporte marítimo Maersk disse que o efeito em cascata da interrupção nas remessas globais pode perdurar por semanas ou meses.
"Temos movimento, o que é boa notícia. Mas eu não diria que vai ser moleza agora", disse Peter Berdowski, presidente-executivo da Boskalis, empresa do mesmo grupo da Smit Salvage, responsável pelo resgate, a uma rádio estatal da Holanda.
Água em alta pressão será injetada sob a proa no navio, que ainda está preso, para retirar areia e argila. Se isso não funcionar, contêineres podem ter que ser retirados da embarcação, o que causaria um atraso considerável, disse ele.
0 comentário
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo