Porto de Suape terá terminal para açúcar

Publicado em 06/08/2008 07:45 2067 exibições

A ED&F MAN Sugar Brasil se associará ao Sindicato da Indústria do Açúcar de Pernambuco (Sindaçúcar/PE) e à belga Manuport, especializada em tecnologia de terminais de açúcar, para a implantar um terminal de açúcar a granel no Porto de Suape, em Pernambuco. O investimento previsto será de US$ 50 milhões para embarcar anualmente 500 mil toneladas de açúcar de Pernambuco e de Alagoas para a Europa e o Oriente. "Será constituída empresa de prestação de serviços que poderá atender a qualquer importador, exportador ou trade", explicou o diretor-presidente da ED&F Man, Carlos Guimarães.

A ED&F Man opera como trade no Brasil e movimenta 2,4 milhões de toneladas por ano de diversos tipos de açúcar e 50 milhões de metros cúbicos de etanol. Para Guimarães, a logística de Suape e a parceria do Sindaçúcar - que tem interesse em oferecer o açúcar a preços internacionais - é importante para o novo negócio deslanchar. Com o início da moagem da safra 2008/2009 este mês, o Nordeste deverá moer 62 milhões de toneladas de cana, um pouco acima do volume da safra anterior que foi de 59,5 milhões de toneladas.

A produção de açúcar deverá atingir, nesta safra, 4,5 milhões de tonelada. O incremento da moagem será destinado ao álcool que, no ano passado, somou 2,06 bilhões de litros e poderá chegar a 2,2 bilhões na safra 2008/2009.

Segurança Alimentar

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pediu ontem proposta aos usineiros de Pernambuco que ajudem a produzir feijão usando a mão-de-obra ociosa na entressafra, na Zona da Mata. "Esperamos discutir com o Sindaçúcar um modelo para reduzir o preço do feijão", afirmou o governador. O presidente do Sinda-çúcar/PE, Renato Cunha, acredita que o plano só deverá entrar em execução na próxima entressafra, no primeiro semestre de 2009, antes da renovação do canavial. "Vamos nos debruçar sobre a idéia e fazer um piloto", afirmou.

Fonte: Portos&navios

Tags:
Fonte:
Portos&navios

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário