Brasil quer exportar soja e milho por porto peruano de Chancay, diz ministro da Economia do Peru
![]()
LIMA (Reuters) - O Brasil está interessado em exportar soja, milho e outros produtos pelo porto peruano de Chancay, disse o ministro da Economia do Peru, José Arista, nesta quinta-feira, segundo a agência de notícias estatal Andina.
O megaporto, com um investimento inicial de 1,3 bilhão de dólares, deve começar a operar até o final do ano, segundo a empresa chinesa responsável pela construção, a Cosco Shipping Ports.
A ministra do Planejamento do Brasil, Simone Tebet, visitou o porto, ainda em construção, no início desta semana e conversou com Arista sobre a possibilidade de usá-lo como rota de exportação, informou a Andina.
Procurados pela Reuters, os ministérios da Agricultura e do Planejamento brasileiros não responderam de imediato a pedidos de comentários.
Chancay é um porto de águas profundas localizado na vila de pescadores peruana de Chancay, no Pacífico, e será o primeiro operado pela China na América do Sul.
Embora o local seja principalmente uma porta para a China na região, também servirá como parte das rotas comerciais de outros países, como o Brasil.
(Reportagem de Marco Aquino; reportagem adicional de André Romani)
0 comentário
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional