O Tempo: Caminhoneiros entram em greve em Minas e podem afetar distribuição de combustível
Transportadores de combustíveis entraram em greve em Minas Gerais na madrugada desta segunda-feira (09/06). Dezenas de caminhões-tanque que prestam serviço à Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, estão parados próximo à base da empresa em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, sob a promessa de que os motoristas só retornarão ao trabalho após uma negociação com a empresa.
Em imagens compartilhadas pelo movimento, é possível ver uma fila de caminhões estacionados no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, próximo à via de acesso à Refinaria Gabriel Passos (Regap).
![]()
Os caminhoneiros reivindicam o cumprimento de duas leis, segundo o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG). De acordo com o presidente da entidade, Irani Gomes, a Vibra e outras empresas não têm pago o piso mínimo de frete (determinado pela Lei 13.703/2018) ou o vale-pedágio obrigatório (Lei 10.209/2001).
“O frete tem sido pago, muitas vezes, 10%, 15% abaixo do mínimo. E o pedágio tem que ser pago antes de a viagem ser efetuada. Além de elas pagarem depois, só pagam 50%”, afirma o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes.
Leia a notícia na íntegra no jornal O Tempo
0 comentário
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo