O Tempo: Caminhoneiros entram em greve em Minas e podem afetar distribuição de combustível
Transportadores de combustíveis entraram em greve em Minas Gerais na madrugada desta segunda-feira (09/06). Dezenas de caminhões-tanque que prestam serviço à Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, estão parados próximo à base da empresa em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, sob a promessa de que os motoristas só retornarão ao trabalho após uma negociação com a empresa.
Em imagens compartilhadas pelo movimento, é possível ver uma fila de caminhões estacionados no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, próximo à via de acesso à Refinaria Gabriel Passos (Regap).
![]()
Os caminhoneiros reivindicam o cumprimento de duas leis, segundo o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG). De acordo com o presidente da entidade, Irani Gomes, a Vibra e outras empresas não têm pago o piso mínimo de frete (determinado pela Lei 13.703/2018) ou o vale-pedágio obrigatório (Lei 10.209/2001).
“O frete tem sido pago, muitas vezes, 10%, 15% abaixo do mínimo. E o pedágio tem que ser pago antes de a viagem ser efetuada. Além de elas pagarem depois, só pagam 50%”, afirma o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes.
Leia a notícia na íntegra no jornal O Tempo
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025