Governo zera até março de 2009 alíquota de IPI para os caminhões
Publicado em 25/11/2009 15:04
O governo federal reduziu a zero, até 31 de março de 2009, a alíquota de 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre a venda de caminhões.
O objetivo é ajudar as montadoras desses veículos a esvaziarem seus pátios. Deixarão de ser arrecadados, no período, aproximadamente R$ 300 milhões. A medida consta do Decreto 6.696, publicado na edição de quinta-feira do "Diário Oficial". A partir de 1 de abril, a alíquota retorna para os 5%.
Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Miguel Jorge, já tinham anunciado medida de estímulo ao consumo para os automóveis. Os principais executivos do setor tinham prometido esforço para não demitir trabalhadores e o repasse da redução temporária da carga tributária aos preços. A alíquota do IPI para carros com motor até 1.0 caiu de 7% para zero. Nos veículos movidos a gasolina com motorização entre 1.1 e 2.0, o imposto baixou de 13% para 6,5%.
Nos carros que aceitam gasolina e álcool (flex), a carga do IPI reduziu-se de 11% para 5,5%. O imposto foi mantido em 25% (gasolina) e 18% (flex) para motores acima de 2.0. No caso das picapes leves (motor até 1.0), a alíquota caiu de 8% para 1%. Para picapes com motor de cilindrada entre 1.1 e 2.0, o imposto cai de 8% para 4%. (Valor Econômico)
O objetivo é ajudar as montadoras desses veículos a esvaziarem seus pátios. Deixarão de ser arrecadados, no período, aproximadamente R$ 300 milhões. A medida consta do Decreto 6.696, publicado na edição de quinta-feira do "Diário Oficial". A partir de 1 de abril, a alíquota retorna para os 5%.
Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Miguel Jorge, já tinham anunciado medida de estímulo ao consumo para os automóveis. Os principais executivos do setor tinham prometido esforço para não demitir trabalhadores e o repasse da redução temporária da carga tributária aos preços. A alíquota do IPI para carros com motor até 1.0 caiu de 7% para zero. Nos veículos movidos a gasolina com motorização entre 1.1 e 2.0, o imposto baixou de 13% para 6,5%.
Nos carros que aceitam gasolina e álcool (flex), a carga do IPI reduziu-se de 11% para 5,5%. O imposto foi mantido em 25% (gasolina) e 18% (flex) para motores acima de 2.0. No caso das picapes leves (motor até 1.0), a alíquota caiu de 8% para 1%. Para picapes com motor de cilindrada entre 1.1 e 2.0, o imposto cai de 8% para 4%. (Valor Econômico)
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Fonte:
Truman Broker
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