Produtores de MT pedem que Dilma priorize logística

Publicado em 08/11/2010 07:20
A logística de Mato Grosso será um dos principais desafios do futuro governo de Dilma Rousseff. É o que afirma o presidente da Associação Mato-Grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Ferrúcio Pinesso.

"A maior dificuldade que Mato Grosso enfrenta hoje é a questão de logística. Se formos analisar, temos que percorrer mais de 1.500 quilômetros para levar o algodão até o porto de Santos e para o porto de Paranaguá", relata.

De acordo com o representante dos produtores, a nova presidente conhece a realidade do estado, portanto é possível pensar em mudanças no futuro. "A logística de Mato Grosso é bastante precária, e a Dilma tem bastante conhecimento disso. Acredito que ela, enquanto presidente, tem todo o conhecimento para fazer as mudanças que nós precisamos fazer á nível de infraestrutura do estado", disse Pinesso.

Segundo Gilson, o novo governo terá que priorizar as obras que influenciam o escoamento da produção do Estado. "A curto prazo nós não temos uma perspectiva de resolver isso, mas para 2012 a gente já pode pensar em exportar esse algodão pelo porto de Santarém (PA) e pelo rio Amazonas.

E isso será possível se o Governo Federal incrementar e colocar mais recursos para que a obra da BR-163 termine o mais rapidamente possível", observou o presidente da Ampa.

Apesar das dificuldades, os produtores encararam a vitória de Dilma de maneira positiva. "A visão é bastante positiva. Nós ficamos muito felizes com a vitória dela. Acredito que a proximidade que os produtores têm com ela vai facilitar bastante o acesso com a Presidência e trará com certeza os benefícios que o estado precisa", enfatiza.

Renda dos produtores

Segundo o presidente da Ampa, quando a assunto é a renda dos produtores, não há o que reclamar. "Não podemos reclamar do governo federal no quesito crédito e preços minínos.

O setor de algodão está muito bem atendido. Neste momento também passamos por um período de preços altos para o algodão. O que nós precisamos mesmo é investimento na infraestrutura. Para se produzir tanto em Mato Grosso nós precisamos de estradas", finalizou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Circuito Mato Grosso

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário