TIM e Getrak lançam primeiro rastreador veicular com tecnologia NB-IoT 4G

Publicado em 04/08/2021 09:48
Solução permite acompanhamento em tempo real de equipamentos, veículos e cargas com 4G em NB-IoT da operadora, que oferece a tecnologia em mais de 3.600 cidades

Em um movimento inédito para ampliar a oferta de soluções de conectividade para o setor de logística e segurança, a Getrak, maior provedora de tecnologia para empresas de rastreamento veicular e internet das coisas (IoT) da América Latina, está lançando no país o primeiro rastreador por Narrow Band IoT (NB-IoT) 4G no mercado. Desenvolvida em parceria com a TIM, a solução permite aos clientes rastrear com mais eficiência equipamentos, veículos e cargas através da rede 4G.

O destaque fica para a utilização do NB-IoT para o rastreamento de equipamentos em movimento. A solução já está disponível no mercado brasileiro, com custo mais baixo do que os equipamentos de rastreamento atuais, que atuam principalmente com rede 2G.

As duas empresas se uniram para trabalhar uma solução que vai além da conectividade e envolve hardware e plataforma para utilizar ao máximo as potencialidades da rede NB-IoT da TIM, presente em 3.656 municípios. O resultado de um ano e meio de desenvolvimento é uma solução que chega ao mercado em condições de investimento bastante competitivas em relação à tecnologia 2G numa projeção de 24 meses.

Neste período, foram realizados testes comparativos entre o rastreamento 2G puro e o novo equipamento utilizando o NB-IoT, colocando as duas tecnologias num mesmo veículo em movimento por diversas regiões do país. O novo rastreador NB-IoT mostrou um desempenho superior, principalmente no quesito cobertura, assim como na análise de mobilidade.

“O maior desafio foi criar uma solução economicamente viável e aderente ao mercado nacional. Notamos um aquecimento na demanda por soluções 4G e vimos na TIM uma oportunidade de conectividade para o mercado de rastreamento veicular e IoT, que tem expertise para nos auxiliar nesse projeto”, conta Frederico Menegatti, CEO da Getrak.

Ele explica a expectativa da empresa com a nova tecnologia: “A partir de agora, vamos oferecer para as centrais de rastreamento e para o mercado IoT uma solução capaz de funcionar tanto na rede 2G quanto na 4G para os mais diversos mercados, inclusive para o agronegócio. A quarta geração de tecnologia de rede móvel possibilitará levar nossa operação a outro patamar por meio de uma conectividade inteligente e segura. Tudo isso dará mais solidez e acelerará os negócios de nossos clientes, otimizando o volume de dados trafegados, gerando economia e performance”.

Líder em cobertura 4G no país e presente em mais de 4 mil municípios, a TIM é pioneira na oferta de soluções de IoT. Com parceiros atuantes em segmentos como agronegócio, rastreamento, seguro, logística, segurança, mineração, energia e setor automobilístico, a operadora avança em projetos essenciais para construir a evolução da indústria 4.0 para os vários setores da economia.

Com a tecnologia NB-IoT, que amplia a cobertura tradicional em até 40%, será possível também otimizar o volume de dados trafegados, gerando economia com melhor gestão da operação e menor custo.

Para Paulo Humberto, diretor de Soluções Corporativas da TIM, a parceria é uma amostra da evolução das soluções desenvolvidas pela operadora com seus parceiros e da capacidade dessa tecnologia no uso corporativo: “Temos soluções que habilitam a transformação digital nas empresas, permitindo o avanço da chamada Indústria 4.0 e aplicações de IoT com segurança, flexibilidade e sustentabilidade. Junto com nossa constante expansão na cobertura 4G, queremos ampliar nossa presença no mercado de rastreamento com um dispositivo confiável, inteligente e seguro, com inovação, maior alcance e cobertura, qualidade e eficiência”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário