Solinftec recebe aporte de US$ 60 milhões do fundo internacional Lightsmith Group e da nacional Unbox Capital

Publicado em 03/05/2022 10:38

Com o levantamento de capital de US$ 60 milhões, na estrutura de debêntures conversíveis em ações, a Solinftec, líder global em Inteligência Artificial e SaaS (software como serviço) para o agronegócio, expande sua parceria com fundos internacionais focados em investir em companhias que desenvolvam tecnologias para a redução de impactos ao meio-ambiente.

Os investimentos foram realizados pelo fundo Lightsmith Group com objetivo de escalar a plataforma de inteligência artificial ALICE AI, que usa dados em tempo real para tornar as práticas agrícolas mais eficientes, sustentáveis e adaptáveis às variáveis climáticas. Já a Unbox Capital, que tem como investidores âncora os controladores do Magazine Luiza, participou mais uma vez e reforçou o aporte da operação consolidando a Solinftec para mais um passo em direção à Série C das rodadas de investimento, que deverá acontecer ainda neste ano.

O aporte da Lightsmith representa o compromisso do grupo em investir em empresas que desenvolvam tecnologias voltadas para o gerenciamento de riscos e impactos crescentes nas mudanças climáticas e que promovam sustentabilidade na agricultura, energia, água, finanças e cadeias de suprimentos. “À medida que as mudanças climáticas e outras intercorrências continuem a pressionar a produtividade agrícola e os custos dos alimentos, precisamos dimensionar soluções que possam ajudar os agricultores a aumentar a produtividade por hectare, reduzindo o uso de insumos e aumentando sua capacidade de resposta às mudanças e condições climáticas”, observa Sanjay Wagle, cofundador do Grupo Lightsmith. “Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Solinftec em seu próximo estágio de crescimento para se tornar o ‘sistema operacional’ voltado a uma agricultura eficiente, inteligente e produtiva”, acrescenta.

“A Solinftec é a empresa líder em tecnologia que soluciona desafios ambientais no setor agrícola. A participação da Unbox nesta rodada reforça a posição da Solinftec como protagonista no desenvolvimento de uma produção mundial de alimentos sustentável. Estamos muito animados com o que está por vir”, defendeu Patrícia Moraes, fundadora e sócia da Unbox Capital.

“Chegar a esta etapa indica o quanto o nosso negócio já está consolidado no Brasil e em forte expansão internacional” afirmou a CFO da Solinftec, Laís Braido. “Os fundos que nos escolheram reforçam os nossos valores como companhia voltada à sustentabilidade no agronegócio”, acrescentou. De acordo ainda com a líder da área financeira, o investimento ajudará a potencializar sistemas inovadores para o campo. “Lançamos este mês o Solix Ag Robotics, primeiro robô do agro para uso em escala que, integrado com a ALICE AI, pode reduzir substancialmente o uso de defensivos e fertilizantes e colabora para agricultura de baixo carbono”, concluiu a CFO.

Desde 2007 a Solinftec desenvolve avançadas soluções para atender às necessidades mais críticas da agricultura. Atualmente, a empresa expande suas operações de forma global administrando em tempo real mais de 11 milhões de hectares no Brasil, Estados Unidos e em países da América Latina. Por meio da integração de seus sistemas, mais de 85% das lavouras de cana do país são monitoradas pela empresa, além do mercado de grãos, fibra e culturas perenes, como citros, café e floresta. Todas as tecnologias desenvolvidas pela Solinftec chegam nas mãos do produtor rural por meio da ALICE AI, plataforma de inteligência artificial capaz de analisar grandes volumes de dados permitindo que fazendas operem de forma preditiva, reduzindo custos e aumentando sua eficiência e produtividade.  

“Tecnologia disruptiva, ou seja, inteligência artificial, dados e automação podem ajudar a agricultura a superar o seu maior desafio – produzir mais alimentos em cada metro quadrado, com menos impacto”, afirmou o CEO da Solinftec Britaldo Hernandez. “Nossa missão é dar a cada fazenda um futuro sustentável, promovendo a acessibilidade das tecnologias aos produtores e transformando a agricultura em uma prática mais produtiva e que preserve o planeta”, encerrou o CEO.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário