Procuradoria Geral da República emitirá parecer para orientar cartórios sobre averbação da reserva legal
Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estiveram em audiência com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira para discussão e esclarecimentos de muitas dúvidas sobre as normas do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A audiência foi resultado de negociação entre o gabinete da ministra e os deputados da Comissão de Agricultura da Câmara Federal após a apresentação de um requerimento de convocação, de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC).
Dentre os questionamentos levantados pelo deputado Valdir Colatto, a necessidade de averbação da reserva legal foi novamente pautada. Sobre o assunto, a ministra reafirmou que não há mais a necessidade de averbação e que está providenciando um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) que orientará os cartórios e resolverá os problemas dos pequenos agricultores.
“Agora os governadores têm que regulamentar, fazer as leis para os estados, pois a Ministra Izabella informou que até dezembro o CAR estará implantado”, comentou o deputado Colatto. Ainda durante a audiência, a ministra Izabella informou que o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) será lançado em todo o Brasil, antes do CAR ser implantado. O SiCAR é o sistema, que abrigará dados do novo registro público e eletrônico de informações ambientais dos 5,2 milhões de imóveis rurais existentes no país. Trata-se de um documento que facilitará a vida dos produtores, inclusive na obtenção, no futuro, de crédito rural.
Na próxima quarta-feira (6/11), o grupo de parlamentares da FPA se reunirá novamente no Ministério do Meio Ambiente para apresentação do sistema.
Saiba mais
O CAR é importante instrumento para garantir segurança jurídica aos proprietários de imóveis rurais. Previsto na Lei 12.651/2012, que instituiu o Código Florestal, é tarefa preferencialmente dos Estados. Na prática, é formado por dados pessoais do proprietário ou possuidor rural, podendo ser pessoa física ou jurídica, além de informações cadastrais e da localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal (RL) e áreas de uso restrito (AUR) de todos imóveis rurais do país.
Não é documento de comprovação fundiária, e sim declaratório sobre a situação ambiental de uma área cuja responsabilidade de manutenção é daquele que prestou a informação. Portanto, não gera direitos sobre a forma de uso do solo. Dessa forma, o sistema gera um alerta para que o declarante possa corrigir ou alterar as informações prestadas. Após a validação das informações inseridas no sistema, é gerado um demonstrativo da situação ambiental do imóvel.
0 comentário
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático