Famasul orientará produtores sobre Cadastro Ambiental Rural

Publicado em 22/07/2014 12:48

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul orientará agricultores e pecuaristas sobre o preenchimento do CAR-MS – Cadastro Ambiental Rural, plataforma que deverá conter os dados ambientais, de produção e extensão de cada propriedade rural do Estado. Ligado nacionalmente ao Sicar - Sistema de Cadastro Ambiental Rural, o CAR-MS está disponível para inscrições a partir desta segunda-feira (21), no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (https://www.imasul.ms.gov.br/).
 
Para orientar os produtores rurais, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e dos Sindicatos Rurais, promoverá um evento na Capital e seminários regionais pelo interior do Estado a partir de agosto, contribuindo para o correto preenchimento das informações solicitadas pelo CAR-MS. As ações serão realizadas em parceria com a Semac – Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
 
Com o prazo final de inscrição marcado para 5 de maio de 2015, o CAR previsto pelo Código Florestal que foi instituído em maio de 2012, também tem finalidade de facilitar o controle ambiental, monitoramento e planejamento dos produtores. As informações do cadastro passarão a ser utilizadas como critério para a obtenção de licença ambiental para a exploração dos recursos naturais das propriedades.
 
O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite ficará irregular com a Imasul e outros órgãos ambientais, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos.
 
A região do Pantanal terá regras específicas em relação ao CAR. As normas referentes ao uso dessas áreas estão previstas para serem publicadas em setembro deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário