Senado quer alongar prazo de adesão ao CAR até 2018
com Agências
O prazo para inscrição das propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) poderá ser prorrogado até maio de 2018, conforme proposta aprovada na última quinta-feira (03) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
A proposta aprovada na comissão, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), modifica o item no Código Florestal que trata do prazo. Pelas regras em vigor, os agricultores têm até 05 de maio de 2016 para fazer a inscrição obrigatória no CAR, a primeira de uma série de etapas que todos os produtores rurais do Brasil precisam seguir para se enquadrar nas regras do novo Código Florestal, aprovado em 2012.
Contudo, para a proposta ser convertida em lei, é necessário passar também pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e depois pela Câmara dos Deputados.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.
Prorrogado, CAR ainda é desafio para grandes e pequenos
Ministra do Meio Ambiente diz que proprietários de imóveis maiores têm mais condições de fazer o cadastro, mas estão atrasados
Depois de um ano de cadastramento, o Brasil tem metade da área agrícola e um quarto dos imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR). E aposta na prorrogação por um ano da data limite para garantir a adesão dos agricultores em todo o país. O diagnóstico foi apresentado pelo governo federal, que mostrou um balanço do cenário nacional e apontou os desafios para cumprir o novo prazo, prorrogado, para o dia 5 de maio de 2016.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada conjuntamente pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, também era aguardada, mas não apareceu.
Os dados indicam que até agora 196,7 milhões de hectares foram registrados no CAR – índice que equivale a 52,8% de um total de 373 milhões de hectares existentes no país. Em número de imóveis rurais, o resultado parcial indica 1,4 milhão de matrículas, ou 25% do total de 5,6 milhões a serem cadastradas.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis