Decreto oficializa o CAR Pantanal em MS

Publicado em 13/10/2015 17:57 e atualizado em 13/10/2015 18:59

Foi publicado no Diário Oficial o decreto nº 14.273 que dispõe sobre a área de uso restrito da planície inundável do Pantanal Sul-mato-grossense, oficializando o chamado 'CAR Pantanal'. A partir do que prevê o Novo Código Florestal, o decreto normativo regulamenta a exploração ecologicamente sustentável e o uso alternativo do solo, com base nas recomendações técnicas dos órgãos oficias de pesquisa e do Imasul – Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. O prazo final para a realização do CAR continua sendo 05 de maio de 2016.

Para o presidente do Sindicato Rural de Corumbá e vice-presidente regional da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luciano Aguiar Rodrigues Leite, a normativa atende aos anseios dos produtores rurais pantaneiros e permite a produção e a preservação da região. "O novo decreto atende ao tripé da produção sustentável, do ponto de vista social, ambiental e econômico, em uma área estratégica da pecuária sul-mato-grossense e nacional. Somos os maiores produtores de bezerro do País", avaliou o dirigente.

Para o presidente da Famasul, Mauricio Saito, a publicação do 'CAR Pantanal' é resultado do esforço de todos, produtores rurais, entidades representativas e do Governo Estadual, na construção de um ambiente produtivo sustentável, para um região de extrema relevância econômica, ambiental e social. "Foi um trabalho baseado em argumentos sólidos e equilíbrio. A orientação é que, a partir de agora, o produtor rural priorize a realização do CAR, com a consulta de um profissional especializado, para assim conseguir a regularização ambiental da sua propriedade",  afirma Saito.

O CAR Pantanal contempla oito municípios de Mato Grosso do Sul, sendo a totalidade dos territórios de Corumbá e Ladário e parte dos municípios de Porto Murtinho, Sonora, Coxim, Rio Verde de MT, Aquidauana e Miranda. O Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil e concilia, há mais de 270 anos, produção pecuária e preservação do meio ambiente. Dados divulgados essa semana pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ratificam a posição de Corumbá como município detentor do segundo maior rebanho brasileiro, com 1,8 milhão de cabeças.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário