Prorrogada consulta pública para referendar Plano Nacional de Florestas Plantadas
O programa Foi publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (04), a prorrogação por 15 dias da Consulta Pública do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PlantarFlorestas). O coordenador-geral de Florestas e Assuntos de Pecuária, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Salomão, explica que a medida foi necessária para atender ao setor. "Recebemos pedidos de entidades por um prazo maior, para que pudessem enviar contribuições".
A prorrogação, explicou, não vai comprometer a meta de lançar o PlantarFlorestas ainda neste ano. O programa tem ações previstas para os próximos dez anos. Um dos objetivos é aumentar em mais dois milhões de hectares a área de cultivos comerciais. Atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área cultivada chega a 10 milhões de hectares, principalmente com eucalipto, pinus e acácia.
As florestas plantadas estão localizadas principalmente em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O setor tem grande participação na balança comercial brasileira. No ano passado as exportações do setor só perderam para o complexo soja, carnes e setor sucroalcooleiro. A área com florestas plantadas ocupa apenas 1% do território nacional, mas o setor é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais.
O Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas ficará em consulta pública até o dia 19 de outubro e as sugestões podem ser enviadas ao email [email protected].
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis