Milho amplia recorde da safra mineira em 2012

Publicado em 09/02/2012 16:59
Produto responde por 63,7% da produção total de grãos do Estado.
A produção mineira de milho na safra 2012 deve alcançar 7,4 milhões de toneladas, um aumento de 13,5% em relação ao volume registrado no ano passado.  Os dados fazem parte do levantamento divulgado nesta quinta-feira (09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmando a previsão de um novo recorde na produção estadual de grãos, que deverá alcançar 11,6 milhões de toneladas.     

Este volume representa um aumento de 9,4% na oferta mineira de grãos, informa a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).  Minas responde por 7,4% da produção total de grãos do Brasil. Para o montante da produção nacional a estimativa é de uma retração de 3,5% na comparação com a safra de 2011.

O superintendente de Política e Economia Agrícola da  Seapa João Ricardo Albanez enfatiza a importância do milho na progressão da safra mineira e que responde por 63,7% da produção total de grãos do Estado. “As lavouras de milho, espalhadas em 1,3 milhões de hectares, apresentam uma expansão de área plantada de 6,9% em relação ao período anterior”, explica.

A crescente demanda de milho e a consequente melhora dos preços nos mercados interno e externo estimularam os produtores a intensificar o uso de tecnologia, adotar boas práticas de cultivo e ampliar as áreas plantadas. Segundo Albanez, a produção de milho é beneficiada principalmente pelo grande consumo na avicultura, suinocultura e bovinocultura.

Outro produto em destaque na estimativa de safra 2012 é a soja, que tem produção estimada de 3,1 milhões de toneladas, equivalentes a um aumento de 5,1%, embora a área plantada registre uma pequena redução. Albanez explica que os resultados previstos para a safra de soja nas lavouras mineiras devem ser atribuídos em primeiro lugar às condições climáticas.

“Houve também o incremento da tecnologia nas lavouras de soja no Estado, o que possibilitou a obtenção de uma produtividade média de 3,0 toneladas por hectare, índice 7,4% superior ao registrado no período anterior”, acrescenta o superintendente. “Os produtores do Estado foram estimulados também pela boa cotação do produto nos mercados interno e externo. No cenário da produção nacional de soja, a previsão é de 69,3 milhões de toneladas ou retração de 8,1%.”

Para o trigo de Minas, a estimativa é de uma safra de 90,1 mil toneladas, aumento de 5,7% em relação ao ano passado. O bom resultado é devido principalmente à adoção do cultivo do cereal na entressafra de grãos, com o recurso da irrigação.  

Albanez ainda explica que a produção de algodão no Estado também apresenta boas perspectivas, com base no estudo da Conab. A projeção é de uma safra de 116,7 mil toneladas, um avanço próximo de 1,0%.

Safra mineira  2012

Grãos total:  11,6 milhões de t (+9,4%)

Milho: 7,4 milhões de t (+13,5%)

Soja: 3,1 milhões de t (+5,1%)

Trigo: 90,1 mil de t (+5,7%)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

    São questináveis os números da Conab! Como aumentar em 13.5% a produção se o aumento de área foi de 6,9%, com um clima muito pior? Ano passado tivemos em Minas um ano excepcional em termos de clima (o melhor em 17 anos que planto em minas), ao contrário deste onde tivemos excesso de chuvas (30 dias ininterruptos - 20/12 a 20/01) justamente na fase de pendoamento e polinização das plantas.- Certamento a produtividade deste ano não alcançará os níveis da safra passada.- O pior é que não se vê lideranças ligadas ao agronegócio insurgirem-se contra esses disparates.

    Geraldo Emanuel Prizon - Coromandel-MG

    0