Milho ameaça liderança da soja

Publicado em 05/04/2012 10:09
A produção brasileira de milho poderá se equiparar e, dependendo do desfecho das colheitas, até ultrapassar a de soja nesta temporada. É o que destaca André Pêssoa, coordenador do Rally da Safra, que na terça-feira (3) divulgou os resultados da expedição, relativa ao ciclo 2011/12.

Segundo Pêssoa, somando-se as estimativas de primeira e segunda safra de milho, respectivamente 36,5 milhões e 28,1 milhões de toneladas, contra uma quebra de 10 milhões na produção de soja – prevista para 65,2 milhões – há possibilidade de a colheita do cereal alcançar a da oleaginosa ou, de repente, superá-la.

Esta situação não ocorre há onze anos, segundo as estatísticas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde que a produção de soja superou a de milho pela primeira vez, na safra 1997/98, o milho só voltou ao primeiro lugar por duas vezes, nas safras, 1998/99 e 2000/2001.

De acordo com Pêssoa, a demanda por milho no mercado interno, puxada, especialmente pelo segmento de alimentação animal, além do “efeito China” são fatores de alavancagem para estimular a produção do cereal. “Existe a chance das safras de milho superarem as de soja nos próximos anos, fazendo com que o produto brasileiro amplie presença no mercado internacional.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sou Agro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário