Milho: Alta na produção faz MT se aproximar da liderança nacional

Publicado em 11/06/2012 11:14 508 exibições
O crescimento de 72,7% na produção do milho no Mato Grosso coloca o estado próximo ao Paraná na liderança nacional no cultivo do grão. Os paranaenses ainda são líderes na produção do milho, mas o incremento produtivo mato-grossense, de 5,5 milhões de toneladas, já foi superior à produção paranaense adicionada na última safra, que foi de 3,9 milhões. Esse resultado fez diminuir a diferença entre os dois estados na comparação com o ciclo anterior, que era de 4,6 milhões de toneladas.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),Mato Grosso deve produzir 13,1 milhões de toneladas na safra 11/12 ultrapassando os 7,6 milhões de toneladas da temporada anterior. Já a produção do Paraná deverá passar de 12,2 milhões de toneladas para 16,1 milhões de toneladas. 

Para Cleber Noronha, analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA),o clima favorável na chamada janela ideal para o plantio favorecem os resultados positivos no campo. A produtividade também vai sofrer alteração e pode se tornar 31% maior frente ao ano passado."Aumentamos devido ao clima que favoreceu demais e foi muito bom para a cultura do milho. Tínhamos estimado na produtividade 67 sacas por hectare e aumentamos para 87 sacas por hectare", disse o especialista.

Com a maior oferta de produto no mercado, Mato Grosso também aumentou sua participação no cenário nacional. Com uma supersafra já revisada o estado deve ser responsável pela produção de quase 20% do milho total no Brasil (levando-se em consideração o primeiro e segundo ciclos). A produção brasileira do grão é estimada em 67,7 milhões de toneladas.



Com informações do Agrodebate
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário