Expedição Soja Brasil: Comitiva da Aprosoja relata delicada situação das lavouras de milho nos EUA

Publicado em 03/09/2012 15:35
Por Glauber Silveira, produtor rural e presidente da Aprosoja Brasil.
Iniciamos hoje, dia 03 de setembro, a nossa expedição pelas lavouras dos EUA. O projeto Soja Brasil vai percorrer os principais estados produtores dos EUA para mostrar a realidade da safra americana, qual o real estado das lavouras e qual impacto nos produtores.

Nossa primeira visita foi ao presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Illinois, Bill Wykes, que nos recebeu em uma de suas propriedades no município de Yorkville, onde produz 300 hectares de soja e 400 hectares de milho. A propriedade pertence a sua família há 130 anos.

Bill nos relatou que com relação ao milho deve colher de 100 a 105 sacas/ha, sendo que na safra passada colheu 210 sacas. Já com a soja ele colheu 70 sacas/ha nesta safra deve ficar com 44,8 sacas de média. A perda no milho é bem maior que a da soja, devido à intensidade da seca e do calor na fase da polinização.

Bill diz que o Estado de Illinois foi muito afetado pela seca, principalmente nos meses de maio e junho quando não caiu nenhuma gota de água. Ele nos diz que é produtor há 50 anos e nunca tinha visto uma seca tão grande. Já o pai dele diz que em 1930 tiveram uma safra ruim como esta.
Ele relata que em algumas áreas a produtividade da soja deve ser maior que a do milho. Em áreas onde o produtor fez rotação entre soja e milho as culturas sofreram menos.

Segundo Bill, cerca de 80% dos produtores fazem o seguro agrícola, cuja cobertura é de 75% da produtividade da lavoura, e o seguro deve permitir que os produtores se mantenham na atividade. Ele nos diz que não fez seguro, mas que sem duvidas este seria um bom ano para ter feito.

O dirigente ainda nos adiantou que a política agrícola norte-americana está sendo reformulada este ano, e a preocupação dos produtores é muito grande, pois o governo está querendo cortar muitos benefícios. Ele revela que a Associação está trabalhando muito para evitar que as mudanças tragam prejuízos aos produtores. O principal objetivo da entidade é manter o seguro rural para produtores, já que o governo cortou o subsídio direto pago aos produtores.

Em nosso itinerário, saímos de Chicago rumo a Saint Louis onde dormiremos em Champagne, cidade onde fica a Universidade de Illinois, na qual se encontra o maior banco de pesquisa de soja dos EUA. Posso afirmar que as lavouras que vimos de soja e milho estão realmente muito sofridas e a perda deve ser muito grande, mas ao longo da semana irei passando o relato de tudo que irei ver e ouvir, acompanhem.

O tour pelos  estados produtores nos Estados Unidos vai até o dia nove de setembro por meio do Projeto Soja Brasil. Acompanhe diariamente os relatos por meio do blog Soja: ww.ruralbr.com.br. Veja no link abaixo a entrevista de Glauber ao programa Mercado & Cia. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário