Colheita do milho na reta final no Norte de MS

Publicado em 13/08/2013 19:54

Camapuã, Chapadão do Sul, Nova Alvorada do Sul e Pedro Gomes foram os primeiros municípios de Mato Grosso do Sul a finalizarem a colheita do milho safrinha.  Localizados ao Norte do Estado, o ritmo da colheita desses municípios colaborou para que a região atingisse 89,6% do total de sua área já colhida. Já ao Sul do Estado, Juti e Caarapó são os mais adiantados na colheita da segunda safra do milho, com 90% da área já colhida. As informações são do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), divulgados pela Associação dos produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), nessa terça-feira (13).
 
Apenas 28,5% da área cultivada com milho safrinha em Mato Grosso do Sul ainda não foi colhida. Os municípios de Maracaju e Naviraí são os mais atrasados, com apenas 50%.
 
Nessa edição do relatório do Siga também foi divulgado o estudo de potencial agrícola do Estado, indicando as áreas mais propícias as desaconselháveis para a agricultura. Parte dos municípios de Tacuru, Sete Quedas, Japorã, Iguatemi e Novo Mundo estão entre as regiões mais favoráveis para o cultivo de soja e milho, segundo os estudos elaborados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
Na sexta-feira (9), o mercado do milho apresentou tendência de desvalorização, com queda aproximada de 5,17% em comparação ao início do mês de agosto. Atualmente a saca de 60 quilos do grão está estimada em R$ 15,35, valor abaixo do preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal, de R$ 17,46.
 
Comparando a agosto do ano passado, a desvalorização do milho chega a 14%. As grandes possibilidades de declínio nos preços em função do volume ofertado fizeram com que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) incluísse MS no leilão Prêmio Equalizador Pago ao Produtor. Pelo Pepro serão disponibilizados semanalmente lotes de 250 mil toneladas de milho, até que o Estado atinja a marca de dois milhões de toneladas comercializadas, quantidade que cumpre com a necessidade dos agricultores e das cooperativas quanto ao escoamento e armazenagem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário