China: Aumento na produção de milho será insuficiente para atender demanda e importações devem aumentar

Publicado em 11/09/2013 11:20 e atualizado em 11/09/2013 17:47

O Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos da China divulgou, nesta quarta-feira (11), estimativas para a nova safra de grãos do país. A instituição projeta um aumento para o milho e um recuo para a soja. 

A produção de milho foi estimada em 215 milhões de toneladas, apresentando um aumento de 4,6% em relação à safra anterior. Já a colheita de soja, de acordo com o CNGOIC, poderá recuar 4,2% este ano, podendo chegar a 12,5 milhões de toneladas. Outra cultura que poderá ter uma safra menor é o arroz, com a diminuição de 1% em comparação com 2012, e chegar a 202 milhões de toneladas. 

A projeção do governo da China é de que a produção total de grãos - trigo, milho e arroz - alcance um volume recorde e supere as 589,57 milhões de toneladas produzidas em 2012. 

Demanda - Apesar desse aumento esperado para a safra chinesa de milho, no entanto, o consultor de mercado Liones Severo, do SIMConsult, afirma que trata-se de um aumento considerado "insuficiente" para a demanda pelo cereal, a qual segue bastante aquecida. 

“O consumo do país asiático tem crescido de 7 a 8% ao ano, o que não limitaria a procura pelo grão. No Estados Unidos, já há filas de navios esperando pelo milho dos Estados Unidos”, afirma Severo. 

O mesmo disse o consultor da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, indicando que a nação asiática não precisa importar só milho, como também de outros grãos que possam ser utilizados para a produção de ração animal. 

"O sinal bom é de que os chineses estão precisando de componentes de ração, e isso é indicativo de que eles tiveram problema com a safra e, provavelmente, terão que importar mais milho, trigo, sorgo, produtos em geral, para atender sua demanda", explica. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    A área agrícola da China de 123 milhões de hectares é infinitamente menor que a área agricultável brasileira e produzimos apenas 188 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas. A china produz esses 590 milhões de grãos e mais cerca de 40 milhões de tons em soja e outras oleaginosas. Isto demostra que nossa agricultura tem muito o que crescer. PS: 215mmt de milho não é recorde da China e ainda vai precisar importar bastante milho.

    0