China rejeita mais 60.000 toneladas de milho transgênico dos EUA
O Controle de Qualidade da China disse na sexta-feira (29) que o país asiático rejeitou recentemente mais uma carga de 60.000 toneladas de milho provenientes dos Estados Unidos, que continham um elemento transgênico não-aprovado. No último dia 19, outro carregamento também havia sido cancelado, e, segundo o consultor de mercado Liones Severo, do SIM Consult, esse volume do grão rejeitado poderia chegar a 2 milhões de toneladas.
Autoridades locais na cidade portuária de Shenzhen encontraram o MIR162, um tipo de milho resistente a insetos, entre todo o volume importado dos americanos, disse Chen Xitong, representante da Administração Geral de Supervisão, Inspeção e Quarentena de Qualidade (AQSIQ).
O MIR162 não é autorizado pelo departamento agrícola da China, e o porto de Shenzhen devolveu o lote aos Estados Unidos.
De acordo com Xitong, a AQSIQ notificou as autoridades dos Estados Unidos do ocorrido, na esperança de que eles alertem os exportadores a reforçar a inspecção e a quarentena das exportações para a China de acordo com as leis chinesas.
Xitong também disse que chineses e americanos também concordaram em aumentar o intercâmbio técnico relativo às importações da China de carne bovina dos EUA com 30 meses ou menos.
Com informações do People Daily.
No link abaixo, veja a entrevista concedida por Liones Severo ao Notícias Agrícolas em 19 de novembro:
0 comentário

Milho volta a subir na B3 nesta 5ª feira, com mercado ainda preocupado com o clima para a safrinha

Milho registra novas baixas na B3 nesta 5ª feira, atento ao clima para safrinha

Radar Investimentos: mercado brasileiro de milho permanece firme

Milho tem nova sessão de baixas na B3 nesta 4ª feira com previsão de chuvas para a safrinha

Milho perde mais de 1% em Chicago nesta 3ª feira e, ao lado do dólar, pressiona mercado na B3

DATAGRO aponta que alta de preços do milho e do diesel estão entre os principais pontos de risco para a inflação brasileira em 2025