Milho: Monsanto lança tecnologia VT PRO 3 RIB com refúgio na sacaria
O ataque da larva alfinete (Diabrotica speciosa) nas lavouras de milho pode comprometer até 20% da produtividade, conforme pesquisa realizada na última safra. E, para tentar evitar e reduzir os prejuízos com a praga, a Monsanto apresentou a tecnologia VT PRO 3 RIB, voltada à proteção da raiz do cereal. O lançamento aconteceu entre os dias 4 e 5 de dezembro, nos municípios de Coxilha e Pontão (RS).
A tecnologia será destinada para as áreas de verão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul de São Paulo, estados que, com o clima, condições de solo e ao plantio das culturas de inverno, a incidência da larva é maior. Por outro lado, a tecnologia também contribui no controle das principais pragas aéreas, que atacam as folhas, colmo e espiga da cultura, como a lagarta do cartucho, broca do colmo, lagarta da espiga e elasmo.
Além disso, aliada ao RIB Completo o plantio de refúgio será automático. As sementes Bt (90%) e as não Bt (10%) serão misturadas em uma mesma saca e serão diferenciadas apenas pela coloração. Dessa forma, o produtor rural não precisará destinar uma área específica para o refúgio. Ambas as sementes, apresentam tolerância ao herbicida glifosato, que possibilita manejo eficiente das plantas daninhas.
Ao todo, no sul do país, mais de 400 produtores rurais estão testando a tecnologia em parceria com a empresa, como é o caso do agricultor da cidade de Pontão, Diones Vaseran Carmo. “Com o uso da biotecnologia conseguimos aumentar a produtividade das lavouras, uma vez que o ataque das pragas é menor. Esperamos alcançar o rendimento de 250 sacas de milho por hectare nas próximas duas safras, número maior do que o atual, de 170 sacas”, afirma.
Segundo o gerente de Produtos Biotecnologia Milho da multinacional, Alexandre Chaves, o produto já foi aprovado por mercados consumidores, no ano de 2011, inclusive a China. O produto estará disponível aos agricultores a partir da próxima safra, mas ainda não há valores definidos para a compra da tecnologia.
Ainda de acordo com o último levantamento da Conab, a área semeada com o milho na primeira safra está projetada entre 6,38 a 6,61 milhões de hectares, uma redução em torno de 3,0 a 6,5%, em relação à safra anterior. Já a produção está estimada no intervalo de 32.300 a 33.659 mil toneladas.
Veja imagens:
0 comentário
Preço do milho segue em alta e indicações para safrinha 25 são melhores do mesmo período de 24
Preços do milho ganham força e passam a subir nas bolsas desta sexta-feira
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente negativos na B3
Radar Investimentos: Os contratos futuros de milho negociados na B3 encerraram a quinta-feira em queda
Aumento nos preços do milho desencadeia onda de vendas de agricultores dos EUA
Em dia de realização de lucros, preço do milho recua até 2,3% na B3 nesta quinta-feira