Milho: Monsanto lança tecnologia VT PRO 3 RIB com refúgio na sacaria

Publicado em 06/12/2013 16:45 e atualizado em 10/12/2013 09:20

O ataque da larva alfinete (Diabrotica speciosa) nas lavouras de milho pode comprometer até 20% da produtividade, conforme pesquisa realizada na última safra. E, para tentar evitar e reduzir os prejuízos com a praga, a Monsanto apresentou a tecnologia VT PRO 3 RIB,  voltada à proteção da raiz do cereal. O lançamento aconteceu entre os dias 4 e 5 de dezembro, nos municípios de Coxilha e Pontão (RS).

A tecnologia será destinada para as áreas de verão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul de São Paulo, estados que, com o clima, condições de solo e ao plantio das culturas de inverno, a incidência da larva é maior. Por outro lado, a tecnologia também contribui no controle das principais pragas aéreas, que atacam as folhas, colmo e espiga da cultura, como a lagarta do cartucho, broca do colmo, lagarta da espiga e elasmo.

Além disso, aliada ao RIB Completo o plantio de refúgio será automático. As sementes Bt (90%) e as não Bt (10%) serão misturadas em uma mesma saca e serão diferenciadas apenas pela coloração. Dessa forma, o produtor rural não precisará destinar uma área específica para o refúgio. Ambas as sementes, apresentam tolerância ao herbicida glifosato, que possibilita manejo eficiente das plantas daninhas. 

Ao todo, no sul do país, mais de 400 produtores rurais estão testando a tecnologia em parceria com a empresa, como é o caso do agricultor da cidade de Pontão, Diones Vaseran Carmo. “Com o uso da biotecnologia conseguimos aumentar a produtividade das lavouras, uma vez que o ataque das pragas é menor. Esperamos alcançar o rendimento de 250 sacas de milho por hectare nas próximas duas safras, número maior do que o atual, de 170 sacas”, afirma.

Segundo o gerente de Produtos Biotecnologia Milho da multinacional, Alexandre Chaves, o produto já foi aprovado por mercados consumidores, no ano de 2011, inclusive a China. O produto estará disponível aos agricultores a partir da próxima safra, mas ainda não há valores definidos para a compra da tecnologia. 

Ainda de acordo com o último levantamento da Conab, a área semeada com o milho na primeira safra está projetada entre 6,38 a 6,61 milhões de hectares, uma redução em torno de 3,0 a 6,5%, em relação à safra anterior. Já a produção está estimada no intervalo de 32.300 a 33.659 mil toneladas. 

Veja imagens:

Apresentação da tecnologia VT PRO 3 RIB - 01

Apresentação da tecnologia VT PRO 3 RIB - 02

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário