Milho: Após perdas, preços esboçam reação e voltam a subir na CBOT

Publicado em 02/05/2014 08:40

As cotações futuras do milho negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) operam em alta nesta sexta-feira (2). O mercado esboça uma reação após as perdas expressivas, de mais de 10 pontos nos principais contratos, registradas na sessão anterior. O vencimento julho/14 era cotado a US$ 5,09 por bushel.

No último pregão, as cotações exibiram um intenso movimento de realização de lucros. Segundo analistas, o recuo foi reflexo das previsões climáticas para os EUA apontando clima mais seco nos próximos dias. Neste momento, o clima no país tem exercido muita influência nas cotações futuras. 

A expectativa é que com essas condições, os produtores norte-americanos possam avançar com o plantio do milho no país, que até o último dia 27 de abri foi estimado em 19% da área projetada, conforme dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). A média dos últimos cinco anos é de 28%. 

Diante desse cenário, analistas afirmam que, a tendência é que os preços operem com volatilidade nos próximos pregões, oscilando entre os campos positivo e negativo da tabela, até que haja uma confirmação da área a ser cultivada. Além disso, também será preciso acompanhar os relatórios de desenvolvimento das lavouras norte-americanas.

Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira:

Milho: Frente às previsões de clima favorável nos EUA, mercado fecha o pregão com queda de dois dígitos

Assim como na soja, os futuros do milho negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam o pregão desta quinta-feira (1) do lado negativo da tabela. Nos principais contratos da commodity, as perdas foram mais de 10 pontos. O contrato maio/14 encerrou a sessão cotado a US$ 5,03 por bushel.

O principal fator de pressão nos preços futuros foram as informações de que o clima deverá ficar seco nos EUA, situação que deve favorecer o avanço no plantio do grão. Até o último dia 27, a semeadura alcançou 19% da área projetada, contra a média dos últimos cinco anos de 28%, segundo informações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

De acordo com informações da agência internacional Bloomberg, o centro e sul do cinturão de milho ficará com tempo seco até 8 de maio. Além disso, as temperaturas mais altas no início da próxima semana irão ajudar a secar os solos que estão úmidos. Nas últimas semanas, a semeadura do grão segue lenta devido às chuvas e derretimento da neve.

O analista de mercado da Jefferies Corretora, Vinicius Ito, explica que a volatilidade deve permanecer no mercado até que se tenha uma confirmação da área a ser cultivada nos EUA. "Teremos que acompanhar semana a semana, as previsões de clima para o país e o desenvolvimento das lavouras de milho. E caso as condições sejam desfavoráveis, os produtores podem migrar para a cultura da soja, mas acredito que seja um percentual pequeno", afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário