Leilão terá pouco efeito para segurar preço do milho, considera analistas

Publicado em 25/01/2016 06:30

A intenção do governo de vender até 500 mil toneladas dos estoques oficiais de milho – como anunciado pela ministra da Agricultura, Katia Abreu, pela sua conta no Twitter – pouco deve ajudar na contenção dos preços internos. Analistas consultados pela Globo Rural observam que o volume, que corresponde a um terço das reservas públicas, é muito pequeno e, se houver efeito sobre as cotações, deve durar pouco tempo.

Paulo Molinari, analista da consultoria Safras & Mercado, afirma que “é um estoque pequeno que está todo em Mato Grosso”. Ele acredita que se o governo tivesse de 5 a 6 milhões de toneladas, poderia até fazer algum efeito. “Seria melhor escoar esse milho para consumidores pequenos da região Nordeste”, diz ele.

A realização de leilões foi reivindicada principalmente pelas cadeias produtivas de aves e suínos. Lideranças das entidades do setor se reuniram nesta semana com André Nassar, ministro interino da Agricultura, para demonstrar preocupação com o aumento dos preços do cereal, principal insumo da ração animal.

O consultor gaúcho Carlos Cogo lembra que o estoque oficial total de milho, de cerca de 1,5 milhão de toneladas, atende a menos de 3% da demanda doméstica, o que limita a capacidade do governo de interferir. Mesmo assim, entende que o Ministério da Agricultura exerce o seu papel de tentar acalmar o mercado neste momento.

“Pode dar uma tranquilizada, mas não por muito tempo. Os preços subiram muito e a situação é apertada. Mesmo com a safra nova, não dá para pensar em níveis muito mais baixos”, explica.

Exportações

De acordo com os especialistas, a alta nos preços está relacionada principalmente às exportações de milho. Estimuladas pelo dólar valorizado em relação ao real, as vendas externas ficaram próximas de 30 milhões de toneladas em 2015, ajudando a dar sustentação às cotações internas.  

Na opinião de Carlos Cogo, o ritmo de embarques tende a cair com a entrada da safra de soja que ainda está no início da colheita. Segundo ele, os exportadores devem dar prioridade à oleaginosa, que tem maior liquidez. Por isso, os negócios com milho devem ser direcionados para o mercado interno, atendendo a avicultura e suinocultura.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário