Safras vê leve atraso na colheita de milho do país, mas umidade eleva produtividade

Publicado em 19/06/2017 14:37

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de milho segunda safra do Brasil está ligeiramente atrasada ante o ano passado devido ao clima mais úmido, mas as produtividades estão em níveis recordes e o ritmo dos trabalhos deve acelerar de agora em diante com o tempo mais seco, afirmou nesta segunda-feira a consultoria Safras & Mercado.

Com um outono mais úmido do que no ano passado, "o milho esticou um pouco mais" o período de colheita.

"Por isso, a colheita está um pouco mais lenta neste ano", afirmou à Reuters o analista da Safras especializado em milho, Paulo Molinari, ressaltando que isso não resulta em qualquer problema significativo.

Até a última sexta-feira, o Brasil havia colhido 5,4 por cento da área cultivada de 10,947 milhões de hectares na segunda safra.

No mesmo período do ano passado, a colheita da segunda safra nesta época atingia 8,2 por cento da área cultivada de 11,319 milhões de hectares.

Mas a umidade favorável tem colaborado com a obtenção de produtividades recordes nos campos, diferentemente do ano passado, quando as lavouras sofreram os efeitos negativos de uma severa seca.

"Daqui pra frente vai andar bem a colheita", acrescentou Molinari, referindo-se às condições para as atividades nas lavouras.

O tempo nas principais regiões produtoras do centro-sul do Brasil deve permanecer mais seco no terceiro terço do mês de junho, indicam projeções climáticas.

Segundo dados da Safras, os trabalhos estão mais avançados no Mato Grosso, onde atingem 11,8 por cento da área; seguido por Goiás, com 3 por cento; e Paraná, com 1 por cento da área colhida.

A consultoria estima a segunda safra em um recorde de 67 milhões de toneladas, enquanto a safra total de milho deverá atingir 106,4 milhões de toneladas, segundo dados divulgados ao final de maio.

"Ano passado teve geada, seca... Área plantada este ano é um pouco menor, mas as produtividades estão lá em cima."

A previsão da Safras para a colheita de milho, assim como a de outras consultorias privadas, difere bastante da divulgada no início de junho pela estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta 93,8 milhões de toneladas (primeira e segunda safras).

Segundo Molinari, o número da Conab subestima o tamanho da colheita do cereal do país.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário