Com preços mais atrativos, safra 2017/18 de milho já está 91,71% comercializada no MT

Publicado em 18/12/2018 13:56

O Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou seu boletim semanal sobre a safra de milho no estado e apontou vendas adiantadas em relação aos anos anteriores.

Devido ao alto custo de produção, atrasos no período da semeadura e falta de chuvas em algumas regiões, a produção foi reduzida em 9,42% quando comparada ao recorde visto no ano anterior. Com uma oferta menor tanto no Mato Grosso, quanto em outros estados produtores do Brasil, as cotações do cereal no mercado interno ficaram mais valorizadas. Isso, aliado ao aumento nas cotações da CME e do dólar, fez com que o preço do milho disponível em MT apresentasse uma importante valorização durante 2018, de 21,07%, fechando o ano com uma média de R$ 20,13/sc.

Justamente com esses preços mais atrativos, a produção da safra 2017/18 já está 91,71% comercializada até nov/18. As vendas se mantiveram adiantadas em relação aos anos anteriores em boa parte do ano. Com isso, apesar de uma safra menor em termos de produção, o ano de 2018 apresentou melhores condições de preços ao mercado do milho.

No entanto, cabe salientar que nesse período o produtor do milho mato-grossense enfrentou diversas barreiras, com destaque para a greve dos caminhoneiros e tabelamento do frete rodoviário, trazendo impactos diretamente nos custos de produção e preço final do cereal no estado.

PERSPECTIVA

Para o próximo ano as perspectivas da safra 2018/19 do milho mato-grossense são boas, sendo esperada uma produção de 28,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 3,43% em relação ao que está sendo visto na atual safra. A previsão vem ao encontro do adiantamento da semeadura da soja, o que pode colaborar para uma melhor janela do milho no estado.

Diante da valorização do cereal na bolsa de Chicago e da moeda norte-americana durante 2018, as vendas para a safra futura estão consideravelmente adiantadas para o período, apresentando 36,4% da produção total. Assim, com aproximadamente 1/3 da safra vendida, é importante estar atento quanto à rentabilidade do produtor, até o momento, o preço ponderado das vendas da safra futura está a uma média de R$ 20,59/sc, o que representa 6,6% acima do atual ponto de equilíbrio do milho de alta tecnologia.

No entanto, mesmo com o produtor negociando o cereal com preços acima do necessário para cobrir seu custo variável, é importante salientar que fatores como o comportamento das cotações no mercado interno, dólar e Chicago ainda são incógnitas e serão fundamentais na definição da rentabilidade no próximo ano. Além disso, há probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, que pode provocar alterações nos níveis de chuvas do Brasil e demanda atenção quanto aos impactos na safra mato-grossense.

Confira o relatório completo:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IMEA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário