Argentina chega perto de concluir plantio do milho, mas falta de chuvas volta a impactar lavouras

Publicado em 29/01/2021 15:25

LOGO nalogo

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 98% do total até o dia 28 de janeiro.

Este índice avança dois pontos percentuais com relação a semana anterior e fica empatado com o percentual do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20. Entre as regiões que ainda seguem com trabalhos, estão Santa Fé (98%), Salta (85%), Avellaneda (82%), Formosa (80%), Chaco Pcia. R.S.Peña (56%), Formosa (48%) e Chaco Charata (45%).

destaque_milho_lavoura_seca_capanema_paraná_Rafael_Maldaner

Falta de chvuas regulares atrapalhou desenvolvimento em diversas regiões argentinas

A semana foi caracterizada por altas temperaturas e chuvas pontuais e escassas na regional de Buenos Aires. Na região de Bolívar, o milho precoce já se encontra em estágio crítico de enchimento, por isso a ocorrência de novas chuvas é imprescindível. O déficit hídrico também se acentua em toda a área de influência da delegação Junín, onde os primeiros lotes de milho não recuperarão mais seu potencial de rendimento à medida que completam o estágio de enchimento de grãos.

Em Córdoba, a ausência de chuvas nesta semana, somada às altas temperaturas, retardou o melhoramento do milho precoce, que se encontra em plena fase reprodutiva na área de Laboulaye e Río Cuarto. Já nas áreas da delegação Villa María, esta safra está se desenvolvendo bem, favorecida pelas chuvas.

Já em Entre Rios, grande parte dos lotes da passa por fases de enchimento de grãos. O estado geral é de muito bom a bom, já que a oferta de umidade no perfil do solo é adequada em quase toda a jurisdição. “Observa-se algum grau de prejuízo ou perda de potencial de rendimento em diversos setores, principalmente pelo fato de nesses locais a disponibilidade de água chegar de forma desigual e tardia para alguns lotes, onde há diminuição do número de grãos por espiga”, ressalta o Ministério.

Em La Pampa, a zona de General Pico se beneficiou das chuvas da semana anterior para a formação e dilatação das folhas dos lotes tardios, com exceção dos lotes com 2 a 4 pares de folhas e em que os elevados registros das temperaturas máximas da semana afetaram a sua folhagem significativamente.

Já em San Luís, nenhuma precipitação foi registrada na província durante a semana. “Com as últimas chuvas, a umidade do solo melhorou e consequentemente o estado das lavouras, mas são necessárias novas chuvas para que continuem a evoluir bem”, aponta a publicação.

Por fim, o Ministério argentino destaca que em Santa Fé, a delegação de Avellaneda concluiu o plantio antecipado e registra evolução de boa a regular, com áreas onde há falta de umidade para o desenvolvimento normal da cultura. Já em Casilda, as altas temperaturas aceleram o processo de maturação da cultura e a maior parte da área implantada encontra-se na fase de grão pastoso, com tamanho de espiga variável em função da precipitação recebida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário