HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Epagri acompanha o impacto regionalizado da cigarrinha-do-milho em SC

Publicado em 11/02/2021 15:29 e atualizado em 11/02/2021 15:59

Em Santa Catarina, a incidência da cigarrinha-do-milho, inseto-vetor das doenças denominadas de enfezamentos na cultura do milho, tem ocorrido de forma generalizada em todas as regiões e com danos econômicos variáveis na safra 2020/2021. As macrorregiões mais afetadas são o Meio-Oeste, Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Norte e Planalto Serrano. O dano varia com a época de plantio e a variedade de milho plantada, entre outros fatores.

A cigarrinha-do-milho é inseto-vetor das doenças denominadas de enfezamentos na cultura do milho, que causam danos nas lavouras.

Essa constatação tem sido registrada por extensionistas da Epagri e técnicos de cooperativas, de empresas de assistência técnica e de agropecuárias. A equipe de extensão do Programa Grãos da Epagri compilou esses dados e apresenta um relato da situação atual nas principais regiões do Estado.

Regiões de Chapecó e Xanxerê

Nessas regiões a incidência da doença aconteceu de forma generalizada com destaque para severidades em lavouras semeadas em setembro, de altitudes menores de 500 metros, de baixa infiltração no solo e problemas de compactação. A planta passou por um estresse muito grande por déficit hídrico no início da safra, permitindo a entrada da doença do enfezamento e a disseminação e proliferação do vetor de forma rápida. 

Pode-se observar a campo diferenças de severidade de ataque de acordo com a tolerância do cultivar e ou híbrido semeado. Nas semeaduras mais tardias e de segunda safra, a pressão da doença se intensificou, mas relata-se que as aplicações de inseticidas a cada cinco a sete dias têm reduzido um pouco a população do inseto vetor.

Regiões de Campos Novos e Concórdia

Em alguns materiais, os sintomas são severos a ponto de causar tombamento generalizado e morte precoce de plantas. Foto: Marcelo Bassani

As duas regiões são distintas em termos de altitude, solo, características de manejo e exploração de áreas agrícolas. O ataque da cigarrinha-do-milho na cultura ocorre de forma generalizada manifestando sintomas diferentes de acordo com o híbrido infectado. Em alguns materiais, os sintomas são severos a ponto de causar tombamento generalizado e morte precoce de plantas. Em outros, os sintomas surgem em algumas folhas e manifestação de colmos com redução de entrenós, causando redução do potencial produtivo das plantas.

A incidência e severidade do problema varia de acordo com o híbrido, manejo da lavoura, altitude da região e período da janela de plantio. Nas regiões com janela de plantio maior, onde o agricultor utiliza a área com pastagem no inverno e cultiva o milho no verão, são percebidos maiores incidência e severidade de sintomas.

No caso de Campos Novos, onde a altitude é maior e o plantio é concentrado nos meses de setembro e outubro, as infecções são reduzidas e os sintomas são menos severos, assim como os prejuízos. No município de Ibicaré, região de menor altitude, onde o produtor utiliza área para pastagem cultivada de inverno e milho no verão, a incidência e severidade nos híbridos suscetíveis são significativas. Em direção ao Oeste, os sintomas continuam se manifestando com maior intensidade. Há relatos de que os produtores recorreram a atitudes extremas, utilizando-se da gradagem total da área cultivada com milho na busca de uma semeadura de soja nos municípios de Jaborá, Vargem Bonita e Xavantina. Nas regiões onde o plantio da safrinha ocorre com frequência, espera-se uma redução de área ou uso desenfreado de inseticidas na busca pelo controle da cigarrinha, bem como o cultivo de híbridos tolerantes.

Sintomas surgem em algumas folhas causando redução do potencial produtivo das plantas

Regiões de Lages e São Joaquim

O enfezamento da cultura do milho está presente em praticamente todos os municípios destas regiões com diferentes graus de severidade. Relata-se a ocorrência de perdas severas nos municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Lages, Bom Retiro e São José do Cerrito. Nos demais municípios há apenas relatos de ocorrência e com menor severidade. O controle químico tem sido dificultado devido ao estágio de desenvolvimento da cultura no momento, segundo informações dos técnicos municipais. Também há relatos de diferenças na incidência e severidade dos danos de acordo com o cultivar ou híbrido implantado.

Regiões de Canoinhas e Mafra

A ocorrência da cigarrinha na cultura do milho e os consequentes danos decorrentes das doenças transmitidas por esse inseto-vetor estão generalizadas por toda a região do Planalto Norte, o que deverá ocasionar  grandes perdas econômicas. Vários municípios da região relataram perdas consideráveis, sendo que na maioria ficaram entre 5 e 30%, com exceção de Irineópolis, onde a situação é mais preocupante. Há relatos de perda total de lavouras, mas a grande maioria são perdas parciais. É bem evidente no campo a diferença de ataque em função dos cultivares plantados. Em áreas para silagem, agricultores tiveram que antecipar a colheita, o que diminuiu a qualidade da silagem produzida.

Informações repassadas por técnicos das cooperativas mostram que onde foi realizado um controle mais intenso com duas a três aplicações de inseticidas no início do ciclo, os danos foram menores. Na região não foi possível identificar a relação da incidência da cigarrinha com a época de plantio ou stress hídrico sofrido no início do desenvolvimento da cultura. Os danos se intensificaram com o excesso de chuvas, causando tombamento de plantas e alta incidência de grãos ardidos.

No campo são verificadas diferenças de severidade de acordo com o cultivar/híbrido semeado, manejo da lavoura e época de implantação. Foto: Marcelo Bassini

Em Irineópolis, os levantamentos iniciais mostram que mostra que cerca de 50% das áreas de milho do município estão afetadas (cerca de 1,5 mil hectares). Desses, estima-se que 30% das lavouras tenham perda total (cerca de 450 ha). O restante da área afetada, que soma 70% (1.050 ha) sofrerá uma redução de aproximadamente 50% na produtividade.

Região de Rio do Sul

Pode-se verificar a campo diferenças de severidade de acordo com o cultivar/híbrido semeado, manejo da lavoura e época de implantação. Nas semeaduras mais tardias e de segunda safra a pressão da doença está  se intensificando.  A estimativa,  até o momento, quanto à área atingida no Alto Vale do Itajaí é de 5%, em torno de 2,5 mil hectares. As maiores incidências da cigarrinha-do-milho têm ocorrido nos municípios de Ituporanga e vizinhanças.

Regiões de Joinville e Itajaí

Há registros recentes no município de Rodeio onde algumas lavouras apresentaram sintomas severos em “reboleiras”, levando a morte das plantas em questão de poucos dias.

Regiões de Criciúma e Tubarão

Há constatação da presença da cigarrinha na região de Criciúma principalmente nos municípios mais ao Sul do Estado, como Jacinto Machado e Timbé do Sul. Entretanto, não foram detectados danos significativos causados pelos enfezamentos nas lavouras de milho até o momento. Na região de Tubarão não há registro de ocorrência do problema.

Regiões de São Miguel do Oeste e Palmitos

Nas regiões mais próximas ao rio Uruguai, os efeitos são mais visíveis nas últimas lavouras da 1ª safra. Possivelmente isso resultará em fonte de inóculo e ampliação da população de cigarrinhas com potencial de perdas grandes para a 2ª safra de 2021. Além disso, se o manejo integrado não for adotado, o potencial impacto na 1ª primeira safra de 2022 pode ocorrer.

Nas regiões mais próximas da fronteira com o Paraná, onde se realizou uma semeadura mais tardia, o problema tem sido bastante grave na primeira safra. Além disso, tem-se o grande potencial de danos para as próximas safras. O manejo da praga nas lavouras vem sendo executado através das aplicações semanais de inseticidas.

Para enfrentamento do problema e atenuação dos danos provocados pela cigarrinha-do-milho, a Epagri propõe que sejam realizadas ações estratégicas a campo

Regiões de Videira

O problema existe com graus de severidade diferenciados e dependentes da suscetibilidade dos híbridos usados e da época de semeadura.  Os municípios como Arroio Trinta, Iomerê, Tangará e  Timbó Grande relatam ocorrência, mas com danos sem muita expressão, embora alguns produtores estejam lavrando suas lavouras para ressemeadura.

Para os municípios de Curitibanos e municípios vizinhos, há estimativas de danos próximos a 20% da produção esperada.  Nesses municípios também houve perdas totais em algumas lavouras que foram lavradas e/ou gradeadas para  novas semeaduras. As lavouras semeadas mais cedo são as mais afetadas.

Estratégias de enfrentamento da praga

Para enfrentamento do problema e atenuação dos danos provocados pela cigarrinha-do-milho, a Epagri propõe que sejam realizadas ações estratégicas com o envolvimento de instituições de pesquisa, assistência técnica, cooperativas, entidades representativas do setor e produtores de milho.

O coordenador estadual da área de extensão do programa Grãos da Epagri, engenheiro-agrônomo Donato Lucietti, destaca como principais estratégias a capacitação de técnicos e produtores, com conscientização sobre ações regionais de manejo integrado, inclusive incluindo a eliminação de plantas de milho “tiguera”; pesquisa com relação à tolerância dos diferentes híbridos ou cultivares; monitoramento das áreas de cultivo; proposição de redução da janela de semeadura; incentivo ao tratamento de sementes e uso consciente dos inseticidas nas pulverizações.

Leia mais sobre as recomendações aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Epagri - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário