Milho 2ª safra já enfrenta problemas com tempo seco no centro-sul do Brasil, diz AgRural

Publicado em 12/04/2021 11:30

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O desenvolvimento do milho segunda safra 2020/21 do Brasil é motivo de preocupação em algumas das principais regiões do centro-sul, devido aos menores volumes de chuva registrados entre o fim de março e o início de abril, com lavouras enfrentando estresse hídrico, disse a consultoria AgRural.

Os problemas estão concentrados sobre parte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, afirmou a consultoria em análise divulgada nesta segunda-feira.

"Há problemas tanto em áreas já entrando em (estágio) reprodutivo como em áreas semeadas mais tarde, ainda em vegetativo, e parte dos produtores já fala em perda de potencial produtivo", disse a empresa.

A situação é menos complicada em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde o volume de chuvas segue um pouco melhor. "Mesmo assim, a apreensão entre os produtores é grande em todo o centro-sul". 

Até o momento, a consultoria estima colheita de 80,1 milhões de toneladas para a "safrinha" baseada em linhas de tendência de produtividade. Os números, no entanto, serão revisados na segunda quinzena de abril e, caso persista o padrão mais seco e quente, novos cortes poderão ser feitos, admitiu a AgRural.

Na soja, a colheita alcançou 85% das áreas cultivadas no Brasil até a última quinta-feira (8), com avanço de sete pontos percentuais em uma semana e superando ligeiramente os 84% da média de cinco anos. O resultado, porém, ainda é inferior aos 89% de um ano atrás.

Segundo a consultoria, os trabalhos estão virtualmente encerrados nos três Estados do Centro-Oeste e em Rondônia, e avançam sobre os talhões finais do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

"No Rio Grande do Sul, ainda há atraso em relação a anos anteriores. Mas, com tempo seco nos radares, as colheitadeiras devem ganhar grande impulso nesta semana", estimou.

A AgRural projeta colheita de soja 2020/21 em recorde de 133 milhões de toneladas no maior país produtor e exportador global da oleaginosa, embora tenha uma previsão mais conservadora que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que vê potencial para 135,5 milhões de toneladas.

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário