HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

O que esperar da safrinha de milho? Atrasos e clima prejudicaram a produção

Publicado em 02/06/2021 07:45 e atualizado em 02/06/2021 11:19
Notícias Agrícolas ouviu especialistas para entender qual deverá ser o tamanho da produção nacional de milho nesta segunda safra

LOGO nalogo

Seca, estiagem, perda, prejuízo, são algumas das palavras mais utilizadas quando o assunto é a atual segunda safra de milho no Brasil. A safrinha já foi plantada mais tarde e, muitas vezes, fora da janela ideal de cultivo, e sofreu com condições climáticas adversas em muitas regiões produtoras.

Essas intempéries climáticas já levaram à uma série de reduções nas estimativas de produção para o cereal nesta segunda safra que começa a ser colhida, ainda de maneira bastante pontual e localizada. Os números oficiais, divulgados mensalmente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) já foram de 82,8 milhões de toneladas em março, 82,6 milhões em abril e 79,7 milhões de toneladas em maio.

granizo_campo_mourão_milho

Leia Mais:

+ Conab reduz projeção de produção de milho na safrinha e encurta estoques finais da safra 20/21

No total das três safras brasileiras, a Conab espera uma produção de 106,4 milhões de toneladas, aumento de 3,7% em ralação ao ciclo 19/20, mas redução na comparação com as estimativas anteriores que já foram de 109 milhões. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) também reduziu a projeção da safra total de 109 milhões de toneladas para 102 milhões de toneladas.                                                                                                      

No mesmo caminho, mas em patamares muito mais intensos, as consultorias privadas também vêm reduzindo suas expectativas de produção do cereal nesta temporada. Nesta terça-feira (01) a StoneX, por exemplo, estimou que a produção do cereal na safrinha deve atingir 62 milhões de toneladas, queda de 14,7% em relação ao número de maio e de 17,1% em comparação à safra anterior.

“Ainda que algumas regiões tenham recebido bons volumes de chuvas no final de maio, a precipitação registrada não foi capaz de promover melhoras na safra, apenas limitar danos mais intensos”, avaliou a StoneX.

+ StoneX já reduziu 18 milhões de toneladas da safrinha de milho e espera preços altos no 2º semestre

lavoura_milho_seca_pato_branco_paraná_oradi_caldato

Para a produção total, a consultoria estima 89,7 milhões de toneladas para o Brasil, o que seria o menor volume desde a temporada 2017/18. “Mesmo diante de um cenário de significativa retração na disponibilidade do cereal no Brasil e em um quadro de preços muito fortalecidos, a demanda doméstica por milho segue firme. Apesar da leve redução na estimativa de consumo interno da StoneX, para 71,5 milhões de toneladas, o volume ainda seria um recorde”.

Na última sexta-feira (28) tinha sido a vez da SAFRAS & Mercado divulgar suas atualizações para a safrinha, dando conta de que a produção deverá ser de apenas 61,59 milhões de toneladas, ante as 70,8 milhões indicadas no mês de abril.

+ Safras & Mercado reduz projeção para milho 20/21 do Brasil

Outra publicação da SAFRAS & Mercado, no primeiro dia de junho, apontou que a produção total do país é estimada em 95,236 milhões de toneladas para 2021, abaixo das 106,833 milhões de toneladas registradas no ciclo anterior.

Aliado a isso, a consultoria espera importação de 2,25 milhões de toneladas para se somar aos estoques de 6,512 milhões de toneladas e formar a disponibilidade de 103,998 milhões de toneladas de milho na safra 2021, volume abaixo das 117,374 milhões de toneladas disponíveis na temporada passada.

Mais cedo em maio, a Agroconsult também reduziu boa parte de sua projeção saindo de 78,3 milhões de toneladas para 66,2 milhões de toneladas, com a seca reduzindo a colheita em 15%. “É uma safra que não terá todo seu potencial expressado no campo. A irregularidade climática afetou o milho de forma severa”, declarou André Debastiani, analista da consultoria.

+ Corte em 2ª safra de milho reduzirá exportação do Brasil a 26 mi t, diz Agroconsult

milho 16:9

Outra consultoria, a AgRural, é ainda mais drástica nas reduções de produtividade. Começaram a safrinha com potencial de 77 milhões de toneladas, caíram para 73 em abril, depois 65,1 em maio e agora estão em apenas 60 milhões de toneladas.

“O novo corte de produtividade deveu-se à revisão para baixo do rendimento médio esperado de todos os estados produtores do Centro-Sul, e só não foi maior porque algumas chuvas esparsas levaram alívio a uma parte das lavouras mais tardias. Para a maioria das áreas, porém, as precipitações chegaram tarde demais”, explica a AgRural.

+ Chuva chega tarde e safrinha 2021 de milho tem novo corte

O analista de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, o cenário de seca em grande parte das regiões produtoras, geadas nas baixadas, granizo e vento, já tirou entre 10 e 15 milhões do potencial produtivo inicial de 90 milhões de toneladas para os 15 milhões de hectares cultivados.

Tudo isso deve ter impacto direto no mercado e nos preços do cereal no Brasil mesmo com o decorrer das atividades de colheita da safrinha neste segundo semestre. “Diferentemente de anos anteriores em que se via um recuo expressivo quando a colheita se iniciava, nos últimos anos isso não tem sido tão concreto. No ano passado os preços já subiram no segundo semestre e nesse ano isso pode se repetir. Com a perspectiva para demanda continuando fortalecida e a redução da produção pode sim resultar em um aumento no preço do milho nos próximos meses”, diz João Pedro Lopes, analista de inteligência de mercado da StoneX.

milho_safrinha_seca_lavoura_doutor_camargo_ildefonso_ausec

Outro ponto destacado por Lopes, é que grande parte desta safrinha, cerca de 60%, já foi comercializada. “Então, mesmo que ela seja colhida, efetivamente não haverá tanto milho assim para negociação porque boa parte já foi negociada e essa pressão que havia sobre a colheita vai sendo atenuada”.

Na visão de Brandalizze, a produção esperada por ele entre 75 e 80 milhões de toneladas deverá ser suficiente para abastecer o mercado até a chegada da próxima safra verão, que deve registrar ampliação de cultivo e produção. “Para o segundo semestre o Brasil precisa de 40 milhões de toneladas e aí seriam mais 30 ou 35 milhões para exportação. É uma conta justa, mas que garante o abastecimento até a primeira safra que deve ter 30 milhões de toneladas ante as 22 milhões registradas em 2021”.

Em nível estadual essas reduções nas perspectivas também estão aparecendo através dos reportes periódicos dos órgãos e entidades ligados à cultura. No Paraná, estado que sofreu mais com as condições climáticas, o Deral (Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná) já revisou os números para baixo diversas vezes.

+ Colheita da 2ª safra de milho do Paraná começa de forma pontual, diz Deral

Antes do plantio a expectativa era de 14 milhões de toneladas, que caiu para 13,4 milhões logo após a semeadura. Depois, a entidade reduziu para 12,23 milhões em seu relatório de abril e agora trabalha com 10,3 milhões em sua última divulgação realizada na quinta-feira (27).

"O principal fator é a estiagem que atingiu e atinge o Estado todo neste ano. O cenário não é dos melhores no sentido de abastecimento com a produção bem menor que o esperado, e é inevitável mais perdas nas próximas revisões”, contou o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio em entrevista à Agência Reuters.

milho em franca

No estado, a região mais afetada tem sido a norte, onde a produtividade esperada não passa de 30 sacas por hectare, conforme contou ao Notícias Agrícolas o presidente da AssoSoja (que reúne produtores do Norte do Paraná), Rodrigo Tramontina.

Por lá, as lavouras que foram semeadas primeiro, até devem conseguir alguma produção, com expectativa média entre 50 e 55 sacas por hectare, as intermediárias tiveram dificuldades na formação de espigas e as mais tardias não possuem bons estandes e têm poucos pés.

+ Safrinha de milho deve ter média de apenas 30 sacas por hectare no Norte do Paraná

Já em Cascavel, além da estiagem as geadas também representaram prejuízos ao desenvolvimento das lavouras. O diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, estima que 35% da produtividade esperada entre 100 e 120 sacas por hectare já foi perdida por estes dois eventos climáticos.

+ Cascavel/PR já perdeu 35% do milho devido à seca e geadas

milho_safrinha_cascavel_seca_perda_2021

No Mato Grosso, principal estado produtor, o Imea reduziu a expectativa de produção de 36 milhões de toneladas para 32 milhões de toneladas e a produtividade média de 109 sacas por hectare para 93,8 sacas. As perdas foram maiores em algumas regiões que sofreram mais com o clima, como a Sudeste, que perdeu 15% da produção em municípios como Primavera do Leste e Rondonópolis.

+ MT se prepara para colher safrinha de milho com expectativa de produzir 4 milhões de toneladas a menos

Já no Mato Grosso do Sul, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), por meio do projeto Siga MS, mantém as projeções para esta segunda safra em 9,013 milhões de toneladas após produtividade média de 75 sacas por hectare nos 2,003 milhões de hectares cultivados.

Apesar disso, esses números podem ser revisados para baixo uma vez que a avaliação da entidade para lavouras brasileiras aponta apenas 5% consideradas como boas, 78% como regulares e outros 17% como ruins.

+ Famasul reduz índice de lavouras de milho avaliadas como boas no Mato Grosso do Sul

Granizo lavoura de milho em Naviraí/MS Granizo lavoura de milho em Naviraí/MS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Gostaria de saber ou entender como são feitos esses levantamentos de produção. Conab, sabemos que é no "chutometro ripado" ou seja, bola pro alto e pro mato. Mas e as ditas consultorias? Se buscam essas informações junto aos órgãos oficiais, então temos que saber, quando foi feito o levantamento, quando esses números foram analisados, só para entendermos quantos dias esse processo demora, pois a perda se agrava e se avoluma dia-a-dia

    1
    • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

      Uma coisa eu sei, em se tratando de perdas do milho safrinha, o buraco é mais em baixo... o tempo dirá...

      1
    • cleber zorzan dos santos assis chateaubriand-Pr - PR

      A safrinha de milho esta sendo um desastre total em praticamente todas as regiões...já tivemos problemas sérios com estiagens, esperamos que o ' quartel de cali do oeste' reposicione seus preços imediatamente..., essas consultorias nao refletem em absolutamente a realidade das lavouras.

      1
    • Marcos Paulo Dambros Itapejara D´Oeste - PR

      Além da seca, a safra do Sudoeste do PR se agravou ainda mais com a geada do dia 25/05 e agora o granizo do dia 28/05, praticamente varreu a pouca produção restante da maioria das propriedades.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Joao Batista, em vista dos comentarios neste espaço, seria interessante o senhor ter uma entrevista com o presidente da CONAB no intuito de explicar a metodologia utilizada nesta istituiçao com relaçao à previsao e consolidaçao das safras brasileiras... há muita curiosidade sobre esse assunto... Caso esse trabalho ja' tenha sido realizado, peço desculpa por desconhece-lo

      0