HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho vai para 20% no Paraná e Deral acredita em aceleração dos trabalhos nos próximos dias

Publicado em 12/07/2022 16:03

Logotipo Notícias Agrícolas

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.         

O relatório semanal apontou que 20% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 75% da área está em maturação e os 25% restantes seguem em frutificação.   

As regiões mais adiantadas com os trabalhos são Irati (100%), Guarapuava e Ponta Grossa (65%), Pato Branco (55%), União da Vitória (50%) e Cascavel (37%). Já as mais atrasadas são Paranavaí (1%), Apucarana e Cornélio Procópio (4%), Jacarezinho e Umuarama (5%). 

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 72% das lavouras como em boas condições, 21% em médias e 7% em ruins.      

As maiores porcentagens de lavouras consideradas ruins estão em Francisco Beltrão (25%), Laranjeiras do Sul e Umuarama (20%), Cascavel (11%) Pato Branco e Toledo (10%).  

Na região Norte do estado, os trabalhos de colheita devem acelerar nas próximas semanas com a redução da umidade dos grãos. “A qualidade do produto colhido, até o momento, está dentro do padrão estabelecido pelo comércio e indústria”, diz. 

Em Cascavel a quebra na produtividade do milho safrinha deve-se, principalmente, a incidência de giberela e ao ataque severo de cigarrinha ocorrido nas primeiras lavouras semeadas. Há perdas também na região de Laranjeiras do Sul, devido as geadas e enfezamentos, especialmente nas lavouras mais tardias. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário