Exportação de milho para a China só será possível a partir de 2023, diz Valor

Publicado em 14/07/2022 14:10

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – O milho brasileiro só poderá ser exportado para a China no ano que vem em função das exigências feitas por Pequim sobre os protocolos comerciais que estão sendo implementados, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura ao jornal Valor Econômico nesta quinta-feira.

Segundo José Guilherme Leal, os chineses solicitaram o monitoramento de algumas plantas daninhas e fungos nas lavouras de milho, mas ele afirmou que o pedido é comum nas negociações de acordos e protocolos sanitários.

“O protocolo prevê a necessidade de monitoramento e informação sobre a produção”, disse Leal na reportagem. “Como não fizemos o acompanhamento para a atual segunda safra de milho, reafirmo que a exportação só será viabilizada a partir da safra de verão 2022/23”, acrescentou.

O Ministério da Agricultura brasileiro não respondeu imediatamente a um pedido para comentar as declarações de Leal.

O secretário foi citado no Valor dizendo que os produtores brasileiros de milho que quiserem exportar para a China terão que se adequar e informar as condições da lavoura e o controle utilizado para combater pragas e doenças. Então o ministério poderá certificar os embarques.

A China disse que concluiria a assinatura do acordo de quarentena para importação de milho brasileiro, sem fornecer um cronograma exato.

(Reportagem de Ana Mano)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário