HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio milho vai à 58% no Paraná, mas chuvas atrapalham atividades, aponta Deral

Publicado em 27/09/2022 16:20 e atualizado em 28/09/2022 05:30

Logotipo Notícias Agrícolas

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.                  

O relatório semanal apontou que 99% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, os 100% de área restante estão em maturação.  

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 80% das lavouras como em boas condições, 19% em médias e 1% em ruins.         

Ao mesmo tempo, o reporte traz o avanço das atividades de plantio da safra verão de milho, com 58% da área já semeada, com 28% das lavouras em germinação e 72% já em desenvolvimento vegetativo.

Leia mais:

+ Chuva impede início do plantio da soja em Londrina/PR, mas deve garantir boa umidade ao longo do ciclo 

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que a colheita do milho está praticamente encerrada na região Norte, enquanto o plantio da safra de verão teve início ainda pontual, devendo se intensificar nos próximos dias conforme o clima permitir. 

Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, a colheita chegou ao final com variações de produtividade devido à janela de plantio e o ataque de cigarrinhas. Por outro lado, as chuvas favoreceram o desenvolvimento das primeiras áreas da safra verão.  

“A população de cigarrinhas nas áreas de milho recém-plantadas preocupa os técnicos e produtores da região, sendo necessário iniciar os manejos de controle ainda na fase inicial da cultura”, apontou o relatório. 

Na região Noroeste, a colheita da safrinha se encaminha para o fim com produtividades abaixo da esperada.  

No Sul do estado, as chuvas da última semana atrapalharam o andamento das atividades a campo.  

Por fim, os muitos municípios já concluíram a semeadura do milho na região Sudoeste, restando apenas as áreas mais frias da localidade. “As lavouras estão com bom desenvolvimento inicial, mas persiste a preocupação com a alta incidência de cigarrinhas”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário