HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio do milho vai à 26% no Paraná e Deral indica redução de áreas nas regiões Oeste e Sudoeste

Publicado em 28/02/2023 15:25

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.    

De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho avançou para 26% do total estimado, com 45% das lavouras já em descanso vegetativo e 55% ainda em germinação.    

Os técnicos do Deral classificam 99% das lavouras como em boas condições e 1% das lavouras em médias.   

Já nas áreas da primeira safra, 26% do total foi colhido até o momento, enquanto 62% estão em maturação, 35% em frutificação, 2% em floração e os 1% restantes em descanso vegetativo.    

Das lavouras ainda em campo, 83% estão classificadas como em boas condições, 16% em médias e 1% tive avaliação ruim.  

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita de primeira safra está iniciando, nas regiões Norte e Centro-Oeste, com produtividades dentro do esperado. Já o plantio da safrinha está paralisado devido ao solo muito úmido. 

Grande parte das áreas de milho primeira safra está em maturação e a colheita deve começar em breve na região Noroeste, que tem boa previsão de produtividade. Enquanto isso, o plantio da segunda safra já começou a as lavouras apresentam boa germinação. 

As regiões Oeste e Sudoeste devem finalizar a colheita da safra de verão nos próximos dias com produtividades desuniformes devido às condições climáticas e ao ataque de cigarrinhas. Por outro lado, o plantio da safrinha ainda não foi finalizado e deve haver redução significativa nas áreas destinadas ao cultivo. 

No Sul, a colheita está lenta devido ao clima chuvoso, mas as produtividades estão boas. “A umidade do grão está alta, em torno de 30%, devido ao clima e também pela pressa em colher para em seguida plantar a segunda safra o mais rápido possível”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário