Chuvas diminuem ritmo dos trabalhos e plantio do milho verão vai à 28,8%, indica Conab
![]()
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 25,9% da semana anterior para 28,8% até o último dia 13 de outubro.
Este patamar é levemente inferior aos 30,4% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Paraná (85%), Rio Grande do Sul (75%), Santa Catarina (69,8%), Minas Gerais (2%) e São Paulo (1%).
A semeadura no Rio Grande do Sul perdeu um pouco de ritmo com as chuvas registradas, principalmente no Planalto Superior.
“Os tratos culturais estão sendo realizados, especialmente, os que visam o controle de invasoras e a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Observa-se que a incidência de cigarrinhas é menor quando comparada à safra passada”, destaca a publicação.
Em Santa Catarina, a chuva também reduziu o progresso do plantio do milho.
Já no Paraná, as precipitações beneficiaram as lavouras e elevaram a umidade do solo.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 18,7% das áreas plantadas estão em fase de emergência, 77,7% avançaram para desenvolvimento vegetativo e 3,3% já estão em fase de floração.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira