Chuvas diminuem ritmo dos trabalhos e plantio do milho verão vai à 28,8%, indica Conab
![]()
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.
Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 25,9% da semana anterior para 28,8% até o último dia 13 de outubro.
Este patamar é levemente inferior aos 30,4% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Paraná (85%), Rio Grande do Sul (75%), Santa Catarina (69,8%), Minas Gerais (2%) e São Paulo (1%).
A semeadura no Rio Grande do Sul perdeu um pouco de ritmo com as chuvas registradas, principalmente no Planalto Superior.
“Os tratos culturais estão sendo realizados, especialmente, os que visam o controle de invasoras e a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Observa-se que a incidência de cigarrinhas é menor quando comparada à safra passada”, destaca a publicação.
Em Santa Catarina, a chuva também reduziu o progresso do plantio do milho.
Já no Paraná, as precipitações beneficiaram as lavouras e elevaram a umidade do solo.
Os técnicos da Conab indicaram ainda que 18,7% das áreas plantadas estão em fase de emergência, 77,7% avançaram para desenvolvimento vegetativo e 3,3% já estão em fase de floração.
0 comentário
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira
Cotações futuras do milho têm leves recuos na B3 nesta terça-feira