Primeiras áreas da segunda safra de milho entram na fase de maturação, aponta Conab
![]()
O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra segue avançando no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (04), 1% das lavouras já estavam em fase de maturação.
Ao mesmo tempo, 44,3% estão em enchimento de grãos, 43,6% em floração e 11% de desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam que, a maioria das lavouras apresenta boas condições no Mato Grosso. Já no Paraná, a redução das precipitações afeta o potencial produtivo da cultura em grande parte do estado.
No Mato Grosso do Sul, apesar da redução das chuvas, a maioria das lavouras ainda tem umidade disponível no solo, e em Goiás, as lavouras têm bom desenvolvimento mesmo com a redução das precipitações.
Enquanto isso, os trabalhos de colheita da safra de verão atingiram 73,3% do total cultivado, saltando dos 71,9% da última semana e se mantendo a frente dos 68,1% registrados no mesmo período de 2024 e dos 71,4% da média dos últimos cinco anos.
Os estados mais adiantados na colheita são São Paulo (100%), Paraná (96,6%), Santa Catarina (94,2%), Rio Grande do Sul (85,2%), Minas Gerais (83,6%), Bahia (61,4%), Goiás (53%), Maranhão (13,4%) e Piauí (10,2%).
Das áreas que continuam em campo, 18,4% estão em maturação, 7,8% em enchimento de grãos e 0,5% seguem em floração.
Os técnicos da Conab apontam que as produtividades seguem elevadas em Minas Gerais, enquanto as atividades foram retomadas no Rio Grande do Sul devido ao avanço da colheita da soja.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira