Aprosoja MS estima safra de milho com 80,8 sc/ha, mas alerta para risco de geadas
![]()
Por meio do Projeto Siga-MS, a Aprosoja MS divulgou o novo Boletim Casa Rural da Agricultura dando continuidade ao monitoramento do desenvolvimento do milho segunda safra 2024/25 em Mato Grosso do Sul.
A expectativa é que o estado colha 2,103 milhões de hectares com uma produtividade média de 80,8 sacas por hectare, o que deve resultar em uma produção de 10,199 milhões de toneladas, patamar 20,6% maior do que o registrado na safra passada.
Os técnicos do projeto classificaram 78% das lavouras sul-mato-grossenses em boas condições, 15,3% em regulares e 6,6% como ruins.
“A segunda safra de milho apresenta um ótimo potencial produtivo. Isso se deve ao bom volume de chuvas em abril, que beneficiou principalmente as lavouras de milho que estavam nos estádios fenológicos entre V10 e R2. Estima-se que 50% das lavouras estavam nesse período fenológico em abril. No entanto, ainda existe o risco de estiagem e geadas até o final do ciclo da cultura”, destaca o relatório.
“Na última semana de maio, devido a frente fria que atingiu o estado, associada as chuvas, causou geada leve nas regiões centro e sul, mas sem danos significativos nas lavouras de milho”, acrescentam os técnicos.
Do lado da comercialização, a Aprosoja MS aponta que 26% dessa produção já foi negociada no estado, o que é 6 pontos percentuais à frente do índice registrado no mesmo período do ano passado para a safra anterior.
O preço médio da saca de milho em Mato Grosso do Sul foi de R$ 56,88 na semana que se encerrou em 02 de junho, registrando queda de 3,6% com relação a semana passada e de 16,91% em comparação ao mesmo período de 2024.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira