Semana mais seca impulsiona colheita do milho, que chega em 41,7% no Brasil, indica Conab
![]()
A colheita das lavouras de milho segunda safra segue avançando lentamente no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (12), 41,7% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 27,7% registrados até a última semana, mas fica atrás dos 74,2% contabilizados no mesmo período do ano passado e dos 51,1% da média das últimas cinco temporadas.
Os trabalhos estão mais adiantados no Mato Grosso (71,6%), Tocantins (56,6%), Maranhão (46,2%), Piauí (37,6%), Goiás (27,4%), Minas Gerais (26,8%), Paraná (24,6%), Mato Grosso do Sul (21,6%) e São Paulo (15,2%).
Ao mesmo tempo, 53,9% das áreas já estão em maturação e 4,4% ainda em enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita segue em ritmo acelerado favorecido pelo tempo seco e com produtividades acima das estimativas iniciais em Mato Grosso.
A semana sem precipitações também favoreceu os trabalhos no Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, apesar de ainda haver alta umidade dos grãos no oeste do MS.
Em São Paulo, algumas áreas foram afetadas por geadas, mas os impactos no potencial produtivo ainda não foram mensurados.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira