Plantio do milho salta para 20,8% no Brasil com atenção ao clima no PR e às pragas no RS
![]()
As atividades nas lavouras de milho primeira e segunda safras seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (20), 20,8% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 14,7% registrados até a semana passada e fica à frente dos 16,2% do mesmo período de 2024 e dos 18,2% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Rio Grande do Sul, com 66%, seguido por Paraná (44%) e Santa Catarina (35%). Até aqui, 30,2% das áreas ainda estão em emergência e 69,8% avançaram para desenvolvimento vegetativo.
Os técnicos da Conab destacam que o plantio segue acelerado no Rio Grande do Sul, mas devido às baixas temperaturas, a emergência e o desenvolvimento da cultura continuam lentos.
“Há relatos de cigarrinhas nas lavouras, mas os produtores têm realizado o monitoramento e o manejo quando necessário”, destacam.
A redução das chuvas no Norte do Paraná impediu o avanço da área semeada e já levou algumas áreas a apresentar sinais de déficit hídrico, apesar da maioria das lavouras apresentar bom desenvolvimento inicial.
Em Santa Catarina, o plantio avança no Extremo-Oeste com condições climáticas favoráveis ajudando a cultura em todos os estádios de desenvolvimento.
SAFRINHA
Enquanto isso, os trabalhos de colheita da segunda safra de 2025 seguem avançando e se aproximando da finalização. Até o último sábado (20), 99,6% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 99,1% registrados até a semana passada e fica à frente dos 99,4% da média dos últimos cinco anos, mas atrás dos 100% do mesmo período de 2024.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira