Milho desvalorizado

Publicado em 10/03/2010 08:10
No Paraná, quem plantou milho na primeira safra já está colhendo. A produtividade é boa, mas o preço pago pelo grão não agrada ninguém.

Nesta safra o Paraná deve produzir cerca de sete milhões de toneladas. Na propriedade do agricultor Cícero Lacerda a colheita ainda está no começo. “Choveu regularmente. Apesar de ter tido pouca insolação e muitos dias nublados, está produzindo bem, graças a Deus”, falou.

Satisfeitos com a produtividade e decepcionados com o preço. Como no ano passado sobrou milho no mercado, os preços caíram. A saca está sendo comercializada a uma média de R$ 14,50. Um valor muito abaixo do esperado pelo agricultor.

A região de Guarapuava é uma das maiores produtoras de milho do Estado. Só nesta safra devem ser colhidas mais de 670 mil toneladas. Como o preço da saca está baixo, é mais negócio para o produtor estocar o produto e esperar as coisas melhorarem. Mas Cícero vai vender tudo de uma vez porque não acredita que o milho irá valorizar.

Outro problema enfrentado pelos produtores é a falta de espaço para estocar os grãos. Os silos do agricultor Rodolfo Botelho estão com o trigo da safra passada, que o agricultor ainda não conseguiu vender. “Nós temos trigo de qualidade melhor. Não tem mercado hoje. Não da para vender nem por um preço mais baixo do que estaria o mercado. Não tem demanda hoje”, falou.

Os armazéns da região também estão abarrotados de trigo. Falta espaço para o milho e para a soja, que também começa a ser colhida.

“O governo vai ter de fazer alguma coisa para escoar esse milho do Paraná para ajudar o agricultor. Senão, vai ficar muito difícil”, alertou o empresário Cláudio Cantelli.

Os leilões do governo por meio do PEP, Prêmio para Escoamento do Produto, garantem um preço mínimo para o grão. O problema, como disseram os produtores, é que esse tipo de leilão não está sendo feito no Paraná.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário