Governo promove mais leilões de milho e sisal

Publicado em 09/02/2011 17:28
Operações de Valor de Escoamento de Produto (VEP) e Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) negociam 123,7 mil toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento
(Conab) realiza, nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) e Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de milho e sisal. Serão negociadas 120 mil toneladas de milho e 3,7 mil toneladas de sisal dos estoques públicos.

 Conforme os avisos publicados na página eletrônica da Conab, o VEP comercializará milho da Bahia e da Paraíba, destinado a qualquer localidade do país. Podem participar produtores e cooperativas de aves, suínos e pecuaristas de leite, indústrias de ração animal e de alimentação humana. O preço de abertura será o resultado da média dos preços de mercado nos últimos cinco dias anteriores ao leilão na região em que o produto está armazenado.

 A maioria dos grãos de milho mantidos nos estoques da Conab são da safra 2008/2009 e 2009/2010. Este é o 4º leilão de VEP de milho desta safra e, até o momento, 205 mil toneladas já foram comercializadas.

 Sisal

 O Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) vai comercializar 3,7 mil toneladas de sisal de alguns estados produtores da região Nordeste. A Paraíba ofertará 3,5 mil toneladas e a Bahia, 350 t do grão.

 De acordo com o edital da Conab, o participante que negociar o sisal deverá comprovar a compra da fibra do produtor rural ou cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. Atualmente, o preço mínimo do produto é de R$ 1,04/Kg.

 Desde o início da realização dos leilões da atual safra, em novembro de 2010, o governo já apoiou a comercialização 18 mil toneladas de sisal. Esta é a 10ª  operação de PEP da fibra.

 Saiba mais:

 Valor de Escoamento de Produto (VEP): é um leilão de venda de estoque público. Neste caso, o governo paga um determinado valor ao produtor para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.

 Prêmio para Escoamento de Produto (PEP): é o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário