Milho: promessa de grandes lucros para próxima safra

Publicado em 02/03/2011 07:54 821 exibições
“Sim, os produtores estão animados para a safra de milho de 2011”, disse Gilberto Peruzi, especialista do agronegócio e presidente de uma das maiores cooperativas de grãos do médio norte, a Cooacem que tem sede em Sorriso.

Mesmo com o atraso no plantio do milho, os bons preços no mercado têm animado aos produtores. Segundo Gilberto isso se dá pela escassez de alimentos no mundo. Como a região é um dos celeiros do País, deve colher bons frutos nos próximos anos.

Em algumas propriedades toda a área destinada ao milho já foi plantada. É o caso de seu Nelson Bedim que já plantou cerca de mil hectares do produto.

Mas nem todos os produtores conseguiram a façanha. Joacir Brescansim ainda está colhendo a soja e consequentemente continua plantando o milho. Como tudo agora depende do clima, esse é mais um risco assumido pelos produtores. O atraso no plantio do milho acontece exatamente pelas intempéries do clima que atrasou o início do plantio e da colheita.

O relatório divulgado pelo IMEA na última quinta (24) mostra que em Sorriso 52% da área destinada ao milho já foi plantada.

Quando o cenário é regional, os números são ainda menores. Dos 880 hectares a serem semeados, apenas 35% já estão germinando. O risco é de faltar chuva na formação da espiga daqui a dois meses. Caso isso aconteça à produtividade e qualidade do produto pode ser comprometida.

Tags:
Fonte:
Expresso MT

0 comentário