Safra de milho anima agricultores em Minas Gerais

Publicado em 03/03/2011 08:56
As lavouras estão se desenvolvendo bem no campo. Os preços também compensam o cultivo do grão.
A safra de milho verão de Minas Gerais é motivo de alegria para os agricultores. As lavouras se desenvolvem bem e os preços estão compensadores.

Os 550 hectares de milho que o produtor Iraci Porto plantou em Patos de Minas, no alto Paranaíba, devem ser colhidos em 30 dias. A lavoura uniforme e as espigas bem granadas são o motivo da confiança. A colheita será farta.

“Com a formação e grãos e o número de fileiras de grãos por espiga, a gente espera que tenha uma produtividade excelente”, disse Porto.

Essa boa produtividade que o produtor espera reflete no levantamento de safra da Conab que aponta Minas Gerais como o maior produtor de milho da primeira safra 2010/201, com uma produção de mais de 6,1 milhões de toneladas de milho para a primeira safra, superando o Paraná, que era tradicionalmente o maior produtor.

A colheita do milho em Minas Gerais começa só no mês de abril. Além da expectativa de boa produtividade, os produtores estão animados com preço do grão, que se mantêm em alta no mercado.

Atualmente em Minas Gerais a saca de 60 quilos vale R$ 28. O valor deixa sorridente o produtor Cláudio Nasser, também de Patos de Minas, que tem 400 hectares de milho para colher e espera que os preços se mantenham até o termino da safra.

“Nós vamos ter uma safra maior do que no ano passado e teremos bom preço. É uma boa dobradinha. Isso vai ajudar muito o agricultor em Minas Gerais a ter renda”, avaliou Nasser.

De acordo com o operador de mercado Rone de Brito, esse bom momento do milho se deve principalmente ao mercado internacional. “O mercado de milho vem subindo bastante e se mantendo influenciado pelo mercado internacional, em função do consumo crescente, de uma oferta mais restrita e uma estabilidade de produção”, explicou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário