Plantio do milho safrinha avança no MT

Publicado em 17/03/2011 07:40
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a colheita da soja atingiu metade da área plantada no estado em 2010/2011.

Os trabalhos seguem atrasados em relação à temporada passada, quando neste momento 77% da área plantada de soja havia sido colhida no estado.

O atraso na colheita da soja refletiu no plantio do milho de segunda safra ou safrinha, mas os trabalhos avançaram na última semana.

O IMEA estima que 91,3% dos 1,8 milhão de hectares previstos para o milho safrinha nesta temporada no Mato Grosso foram semeados. Em igual período do ano passado o plantio estava praticamente concluído (99,1%).

A expectativa para 2011 é de manutenção na área plantada e na produção de milho safrinha em relação a 2009/2010. A alta de preço do grão animou muitos produtores, apesar do risco em função dos atrasos aumentar a cada dia.

Mato Grosso: 91,3% da área destinada para milho já foi plantada

Já estamos na metade da terceira semana de março e as plantadeiras de milho ainda tem muita atividade pelo interior de Mato Grosso, principalmente sob o solo úmido do Oeste onde as chuvas não sessam. Nesta região, o avanço figurou 30,1 pontos percentuais em relação à semana retrasada, alcançando 81,9% da área com intenção de plantio de acordo com o último boletim divulgado pelo IMEA.

No Mato Grosso como um todo, este percentual é de 91,3% do 1,8 milhão de hectares que serão plantados no Estado, restando, portanto, apenas 156 mil hectares aos quais incorrem elevados riscos que se ampliam dia a dia.

Para Glauber Silveira, diretor da Aprosoja, em entrevista ao ExpressoMT, o produtor de milho deve arriscar, pois acreditam que a chuva deva se estender por mais alguns dias e a área destinada par ao plantio não deve diminuir como havia sido cogitado há alguns meses. “A impressão que eu tenho é que o produtor que já havia comprado à semente deve arriscar um pouco mais nessa safra, até porque eles acreditam que o período de chuva vai se alongar. Eu não vi ninguém falar até agora em diminuição de área a ser plantada. Acredito que se diminuir será muito pouco, no entanto, semear nesse período o risco de prejuizos é maior”.

Assim, parece que a semeadura de milho no Estado está chegando ao fim e o pouco de área destinada para o plantio do milho que falta, fica na dúvida se será ou não plantada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Pantanal News + Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário