Nova variedade deve fortalecer o plantio de milho no Paraná

Publicado em 17/05/2011 09:22
BRS Albatroz, lançado pela Embrapa, está adequado à nova classificação para a cultura.
Os produtores de trigo do Paraná estão desanimados com o preço interno da cultura e decidiram “migrar” para o milho. Com isso, o Rio Grande do Sul pode ultrapassar o Paraná em área e deixar em segundo lugar o Estado que foi o primeiro produtor nacional de trigo por muitos anos.

Apesar das oscilações de mercado os pesquisadores fazem sua parte. A Embrapa lançou o BRS Albatroz, uma variedade que promete densidade de espigas e está adequada à nova classificação para a cultura, válida a partir de 2012.

O trigo em desenvolvimento é um belo tapete verde, mas no Paraná está cada vez mais “espremido” entre o café, a mata e o milho. O Estado colheu 3, 5 milhões de toleladas em 2010 e deve ter safra ainda menor este ano.

A Secretaria de Agricultura divulga no final do mês mais uma estimativa de intenção de plantio de trigo no Paraná. No mês passado, o departamento de economia rural registrou 1 milhão de hectares, área 12% menor em relação ao trigo semeado no inverno passado. E, se o mercado “manda” na formação dos preços, resta ao agricultor investir em qualidade na busca por uma renda melhor para a cultura.

A variedade BRS Albatroz, da Embrapa, está na fase inicial de desenvolvimento e logo vai revelar suas características. Segundo o pesquisador Manoel Bassoi, a ciência não busca atender a leis, mas afirma que a Albatroz, que é tipo pão, atende à nova classificação para o trigo, válida a partir de 2012.

– A gente está buscando sempre, principalmente para o Paraná, trigos pão para melhorador, não só aqui nas regiões norte e oeste, como na própria região sul, onde é um pouquinho mais complicado produzir trigo do tipo pão melhorador. Então, eu não vejo problema se essa portaria valerá esse ano ou em 2012. Nunca nos incomodamos muito com esse aspecto – disse Manoel Bassoi, pesquisador da Embrapa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário